A semana

A explosão da população mundial

Crédito: Hydromet

BRASIL A ONU estima que no País a população irá aumentar em 17,9 milhões de habitantes até 2050 (Crédito: Hydromet)

Um relatório publicado pela ONU revelou que a população do planeta só deve parar de crescer por volta do ano de 2100, quando índices estarão bem diferentes em diversos países. Até lá, a entidade estima que o mundo terá mais de 10,9 bilhões de pessoas, e fixa a população atual em 7,7 bilhões. Segundo o levantamento, até 2050 a Terra deve ter até dois bilhões a mais de pessoas do que hoje. O Brasil contará então com 17,9 milhões de habitantes. A maior parte do crescimento virá da Índia e da Nigéria, que cessará eventualmente quando o numero médio de filhos por mulher também diminuir. Nesse aspecto, o relatório prevê, por exemplo, que essa taxa cairá de 4,5 filhos por mulher — numero atual — para 2,1 na África Subsaariana. Nessa região, o relatório aponta que a expectativa média de vida após os 65 anos ganhará mais 15 — uma meta antiga da ONU, igualar a média dos países mais precários do mundo à média mundial observada entre 1990 e 1995. A Austrália e a Nova Zelândia serão ainda mais destaque na longevidade, visto que é esperado que as mulheres desses países atinjam a impressionante média de 90 anos. Num planeta que abrigará mais de 10 bilhões de pessoas, cuidar dos recursos naturais é algo que parece imprescindível, afinal eles não se multiplicarão como a população daqui para frente.

Acusados da boate Kiss irão a Júri

Divulgação

A sexta turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que os acusados pelo incêndio na boate Kiss irão a júri popular. O tribunal de Santa Maria dará os direcionamentos para o processo e marcará o julgamento. Os réus são Elisandro Sporh e Mauro Hoffman, sócios da boate, e Marcelo Santos e Luciano Bonilha, integrantes da banda “Gurizada Fandangueira”, que tocava na casa na noite da tragédia em janeiro de 2013. Mais de seis anos se passaram, e as famílias das vítimas podem finalmente ter algum alento: a responsabilização por um desastre que matou 242 jovens.

Clima
Impressionante degelo na Groenlândia

STEFFEN OLSEN

Uma foto de cachorros puxando um trenó sobre gelo derretido na Groenlândia rodou o mundo. Na região, as temperaturas em junho são em média 3,2 ºC, mas os termômetros chegaram a apontar 17,3 ºC quando a imagem foi feita. Para os cientistas, ela é impressionante, mas longe de inesperada. Com o aumento da temperatura, 63% das geleiras do país diminuíram de tamanho, alterando o equilíbrio das águas pelo contato entre a água doce descongelada e a salgada dos mares.

Internet
OJ Simpson no Twitter

Didier J. Fabien

O ex-astro do futebol americano O. J. Simpson entrou para o twitter. O perfil acumulou mais de 700 mil seguidores e seu vídeo de “introdução” na rede ultrapassou 12,5 milhões de visualizações. A atitude causa espanto por causa do passado de O.J, acusado de assassinar sua ex-esposa Nicole em 1994. O julgamento criminal, um grande circo midiático na época, terminou com a absolvição – evento infame descoberto por muitos jovens nessa semana, que removeram o “follow” após se informarem.

História
A voz de Frida Kahlo

Divulgação

A imagem da artista Frida Kahlo é uma das mais reconhecíveis que existe. Mesmo assim, não se sabia como era sua voz — agora pode ser que se saiba. A Biblioteca Nacional do Som do México divulgou uma gravação, de um pouco mais de um minuto, em que uma mulher descreve o pintor Diego Rivera — marido de Frida. A gravação seria proveniente de um programa de rádio mexicano dos anos 1950. Após a divulgação, a secretaria de Cultura do México afirmou que irá trabalhar para a confirmação de que a mulher de fato é Frida, dando voz a uma das figuras mais icônicas da história.

Política
Saúde em dia

Na quarta-feira 19, antes da cerimônia de assinatura, em São Paulo, da parceria entre a Caixa Econômica Federal e o Comitê Paralímpico Brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro, 64 anos, desafiou o governador paulista, João Doria, 61 anos, a “pagar 10 flexões”. Acompanhados de dezenas de recrutas, eles executaram os exercícios. Melhor para Doria, que demonstrou excelente forma e fez treze repetições.