Falta um mês para a Black Friday, que, neste ano, acontece no dia 25 de novembro. Com a proximidade da data, o consumidor começa a se preparar para as promoções que o comércio tem a oferecer. Nos últimos anos, o comprador ganhou um novo perfil. Mais alerta e seletivo, passou a exigir das marcas e empresas. Hoje, o brasileiro quer desconto mínimo de 50% para gastar até R$ 3 mil. É o que diz a pesquisa da NZN Intelligence.

Segundo levantamento, o interesse para efetuar as compras ainda é por meio da internet: 64% das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que preferem o modo online, mesmo com a reabertura do comércio. Para esse montante, o desconto deve ser significativo: 33% dos consumidores alegaram que a redução mínima que pode motivar a compra durante a Black Friday é de 50%.

A pesquisa ressalta que o brasileiro se preparou para a temporada de compras, pois 23% dos entrevistados responderam que gastariam mais de R$ 3 mil. Na sequência, 22% declararam que dispõem de mais de R$1 mil e 20% pretendem desembolsar de R$500 a R$1 mil.

Entre os produtos desejados estão smartphones, com 40% do interesse. Acessórios periféricos, como mouse, teclados e headsets tem 32% de relevância. Eletrodomésticos, computadores, notebooks, games, tablets e pacotes de viagens também lideram a preferência.

Outro dado relevante do estudo da NZN é de que apenas 11% dos pesquisados responderam que não fazem questão em comprar em datas promocionais. A Black Friday faz os lojistas abrirem os olhos.