16/12/2024 - 11:31
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou seu dia recebendo a primeira visita após ter alta do hospital, onde passou por dois procedimentos cirúrgicos. Uma fonoaudióloga esteve na casa do petista nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 16.
A doutora Mônica Bretas, uma das coordenadoras do Hospital Sírio-Libanês, chegou à casa de Lula por volta das 7h40. Ela deixou o local cerca de 1 hora e 15 minutos depois.
Mônica é fonoaudióloga e atua como coordenadora da área no Sírio-Libanês há 18 anos. Ela também é doutora em oncologia, um detalhe que chama atenção em meio às preocupações com a saúde do presidente da República.
Lula foi diagnosticado com câncer de laringe em 2011, logo após deixar o Palácio do Planalto pela primeira vez. Ele se curou após tratamento com quimioterapia e radioterapia, que afetaram sua voz. Não há qualquer informação sobre remissão do câncer ou outros problemas relacionados à fonoaudiologia no caso do presidente.
Ao site IstoÉ, o Planalto informou ser uma visita de rotina para fazer os acompanhamentos previstos pela equipe médica. A ida da especialista já era esperada, conforme anunciado à imprensa no domingo, 15, data de alta do petista.
Lula passou por dois procedimentos cirúrgicos na cabeça após sofrer uma queda em outubro no Palácio do Alvorada. Na última semana, o presidente foi diagnosticado com hemorragia intracraniana após sofrer com fortes dores de cabeça. Ele foi levado às pressas para São Paulo, onde ficou internado por quase uma semana.
Ele deixou o hospital no domingo, 15, e deve ficar de repouso pelos próximos 15 dias. A tendência é que ele retorne à Brasília apenas na primeira semana de janeiro, após as festividades de fim de ano.