A dominância do Bitcoin está em risco?
A dominância do Bitcoin está em risco? (Crédito:Pexels)

Quando olhamos o valor de mercado do bitcoin em relação a todas as outras criptos em 2021 a queda já é bastante expressiva. O bitcoin começou o ano com um percentual próximo de 70% e está agora em pouco mais do que 47%. Isso quer dizer o USD 1,0 trilhão de valor de mercado do bitcoin é quase metade do total e USD 2,1 trilhões do setor critpto.

Um outro ponto interessante, levantado pelo Gustavo Cunha, sócio da FinTrender e autor do e-book sobre o futuro do dinheiro, é que essa queda de participação do Bitcoin não é fruto de uma queda no seu valor de mercado e sim de uma alta muito maior das outras cripto. Ele demonstra que o Ethereum, segunda maior cripto em valor de mercado, subiu 4 vezes em 2021, ao passo que o Bitcoin praticamente somente (ênfase no somente!) dobrou, com uma alta de 90%.

O mesmo aconteceu com várias outras iniciativas cripto que tiveram uma valorização muito superior ao bitcoin nesse início de ano.

Olhando em termos históricos a menor participação do bitcoin no mercado se deu no início de 2018, com 33%. Segundo seus cálculos, Gustavo afirma que se o valor de mercado do Bitcoin se mantiver nos atuais, para que as demais cripto respondam por 67% do valor de mercado do seguimento, haveria a necessidade de que as outras criptos, que não o bitcoin, criassem mais de USD 1,0 trilhão de valor de mercado. Nada impossível dada a volatilidade desse mercado.

Não fique por fora dessa discussão e saiba mais sobre o Futuro do Dinheiro baixando aqui o e-book grátis.