O escritor mineiro Fernando Sabino completaria 100 anos em 2023. É belo-horizontino e já escreveu mais de 40 livros, entre eles best-sellers. Seus textos publicados em jornais o tornaram um dos nomes mais importantes da crônica. Escritor emblemático, tem metade de suas obras destinadas a crianças e adolescentes.  

Durante a Feira de Literatura de Tiradentes (FLITI) muitos autores passaram para deixar sua exclusiva com a IstoÉ Mulher, dentre eles, Humberto Werneck mediador da mesa de abertura de ontem “Na velocidade do mundo: a obra prodigiosa de Fernando Sabino” –, Olavo Romano e Edmilson Caminha. 

“A obra de Fernando Sabino é uma coisa que vem atravessando os tempos sem uma ruga, e nós gostaríamos muito que isso chegasse a outras gerações”, diz Werneck.

Sabino se tornou um dos grandes nomes da crônica brasileira, capaz de transformar situações comuns da vida cotidiana em histórias que conquistam gerações. “Ele consegue extrair efeitos fantásticos com o mínimo de palavras, mas não pense que isso é uma coisa telegráfica, fácil de fazer. Meu amigo Edmilson falou uma frase do Hélio Pellegrino, um grande amigo de Fernando Sabino, e ele dizia assim ‘a difícil arte de escrever fácil, isso é Fernando Sabino’”. 

A FLITI está acontecendo do dia 25 a 29 de outubro, cinco dias de imersão no universo do conhecimento e da literatura através do contato direto com escritores, ilustradores e personalidades ilustres do universo literário de Minas Gerais e de todo o país, para todas as faixas etárias.

Acompanhe mais aqui