Mundo

A cinco meses dos Jogos Olímpicos, Japão suspende estado de emergência em seis departamentos

A cinco meses dos Jogos Olímpicos, Japão suspende estado de emergência em seis departamentos

Técninca de saúde prepara dose da vacina Pfizer-BioNTech contra a covid-19 em hospital de Ichihara, na região de Tóquio - AFP/Arquivos


A menos de cinco meses da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o estado de emergência será suspenso no domingo em seis departamentos do Japão devido à desaceleração no ritmo de contágios da covid-19, anunciou o primeiro-ministro Yoshihide Suga.

A medida seguirá em vigor pelo menos até 7 de março em outros quatro departamentos, incluindo a grande Tóquio, onde os Jogos, adiados em 2020, começarão em 23 de julho.

Suga afirmou que o estado de emergência, declarado no início de janeiro em parte do país, permitiu reduzir o número de novas infecções.

“Com isto e as condições em diversas regiões, decidi suspender o estado de emergência em 28 de fevereiro em seis departamentos”, declarou Suga.

“Na grande Tóquio o número de contágios está caindo, mas o sistema médico continua com dificuldades”, completou o primeiro-ministro, que deseja “enfatizar” a redução de horas de abertura dos restaurantes para poder suspender o estado de emergência em sua totalidade em 7 de março.


+ Mulher é presa por não devolver R$ 6,8 milhões que recebeu por engano
+ Família de Schumacher coloca mansão à venda por R$ 400 milhões
+ Pentágono confirma que vídeo com OVNIs em forma de pirâmide é autêntico



O estado de emergência, decretado em pleno aumento dos números de casos de covid-19 no Japão, é menos estrito que as medidas de confinamento em outras partes do mundo e prevê, principalmente, o fechamento de bares e restaurantes às 20H00

Apesar do aumento de casos em dezembro e janeiro, o Japão teve uma epidemia de covid-19 relativamente pequena, com 7.800 mortes desde janeiro de 2020.

O país iniciou a campanha de vacinação na semana passada e até o momento aplicou a primeira dose em 22.000 profissionais da saúde.

A situação de saúde no Japão é acompanhada de perto pela organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que anunciaram medidas muito rígidas durante os eventos, mas sem exigir a vacinação dos participantes ou a quarentena de sua chegada.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS