O segundo entrevistado do podcast “IstoÉ Eleições 2024” foi o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Kim Kataguiri (União Brasil). Durante a conversa, o parlamentar abordou assuntos como segurança pública, meio ambiente, educação, pessoas em situação de rua, cracolândia e ainda criticou a atual gestão da cidade paulista.

+ ‘Não é associar, mas sim apoiar, pois o prefeito sou eu’, diz Ricardo Nunes sobre Jair Bolsonaro

Ao ser indagado sobre o motivo pelo qual lançou sua pré-candidatura, Kim Kataguiri afirmou: “A cidade de São Paulo está absolutamente largada. Hoje não há prefeito na cidade, que está largada para o crime organizado e desorganizado”.

O parlamentar destacou que uma das metas principais do seu plano de governo é a erradicação da miséria.

Além disso, para ele, um dos maiores problemas do município paulista é a segurança pública. Por isso, o deputado pretende transformar a GCM (Guarda Civil Municipal) em Polícia Municipal. “Vamos acabar com essa história de o agente ficar com uma pistolinha (sic) de velocidade para multar os motoristas e aumentar a arrecadação da prefeitura”, completou.

Cracolândia

O deputado federal relatou que é a favor da internação compulsória para os usuários que estiverem nessa situação por muito tempo e não conseguem mais tomar decisões por eles mesmos.

Além disso, ele defendeu a busca ativa de agentes para prestar auxílio para os usuários que ainda conseguem procurar por ajuda.

Ainda na seara da cracolândia, Kim Kataguiri disse que uma parte dessa população é composta por pessoas em situação de rua. Por conta disso, a prefeitura tem o dever de garantir habitação para essas pessoas.

Padrinho político

Quando foi questionado se o senador Sergio Moro (União Brasil) poderia ser um padrinho político, Kim Kataguiri afirmou que o parlamentar tem sido um excelente aliado na elaboração de propostas de combate à corrupção. “Ele é uma figura de expressão que vejo com bons olhos”, destacou.

“O meu intuito é ter o melhor plano de governo possível para a cidade de São Paulo e vencer os outros candidatos no campo das ideias, porque, mais do que uma preocupação ideológica, o paulistano está preocupado com os seus problemas do dia-a-dia”, completou.

A IstoÉ já conversou com o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e convidou a deputada federal Tabata Amaral (PSB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Ainda não obtivemos resposta positiva do psolista.