A bancada do passeio a Lisboa

A bancada do passeio a Lisboa

Os seguidos pedidos de Gilmar Mendes para Aécio Neves vão render. O ministro do STF insistiu e o deputado, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, esboça lista de parlamentares para um passeio em Lisboa a fim de prestigiar um tradicional evento do qual Mendes é padrinho. Para isso, Aécio articulou com Kátia Abreu, presidente da comissão similar no Senado, a organização de um seminário “que vai celebrar os 25 anos da criação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa” nos dias 11 e 12 de novembro. Para se blindar, Aécio levará servidores e tenta envolver membros da Assembleia Nacional de Portugal.É assunto alheio às atividades das comissões e que poderia ser realizado no Brasil. Mas o foco é esticar a estadia para prestigiar o evento do IDP de 15 a 17 de novembro, a 9ª Edição do Fórum Jurídico de Lisboa, o ‘evento de Gilmar’. Kátia Abreu vai, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, confirmou presença na bancada do passeio. Tudo pago pelo Congresso Nacional, claro.

Aécio vai levar convidados a Lisboa para evento que poderia ser no Brasil, bancados pelo Congresso. Foco é prestigiar seminário do IDP

Moro sonha com o STF

Suamy Beydoun

O ex-juiz Sérgio Moro é candidato a futura vaga no Supremo Tribunal Federal. O resto é pressão de partidos órfãos de candidatos e especulação de institutos de pesquisas. Sua participação na disputa eleitoral será apoiar o presidenciável viável que lhe garanta a indicação. Foi esse o projeto que o levou a conversar com Bolsonaro na transição.

Saúde desperdiça insumos e o povo paga

ADRIANO ISHIBASHI

O Ministério da Saúde faz pouco caso da auditoria da CGU que identificou desperdício milionário de dinheiro público em 2020. Falhas de controles para a gestão de estoques de insumos e medicamentos levaram à inutilização de 30 toneladas de remédios que custam cerca de R$ 170 milhões. Além de minimizar o trabalho da Controladoria, o ministério usa falácia para camuflar a incompetência. Alega que os insumos têm dois destinos: substituição do produto pelos fornecedores ou incineração. E quando a pasta comandada por Marcelo Queiroga tomará providências? Até dia 3 de dezembro para “conclusão de testes”.

Piloto da Truck derrapa na ética

O piloto de Fórmula Truck André Marques, alvo da Polícia Federal, entrou em rota de colisão com anunciantes como Goodyear, Mercedes-Benz e Unimed, que fecham os olhos para suas derrapadas fora das pistas. Marques é suspeito de lavar dinheiro de facção criminosa, além de ter sido sócio de postos flagrados com combustível adulterado. Ele já perdeu o apoio da Gelog e a Mercedes avisa que vai “investigar o ocorrido” para tomar decisão. A Meritor, que patrocina o evento, está “monitorando a situação para tomar decisões em 2022”. A Truck lava as mãos (ou pneus) e a ANP não quis se pronunciar. Nos boxes, o caso é malvisto por adversários.

QG de Lula quer os militares

Roberto Castro

Em suas visitas mais constantes a Brasília, onde usa apartamentos funcionais de parlamentares do PT para se hospedar e articular seu futuro palanque presidencial, Lula da Silva tem recorrido a velhos amigos para reforçar o staff. O ex-ministro Nelson Jobim e o ex-chanceler Celso Amorim estão em campo na tentativa de reaproximação do petista com parte das Forças Armadas – inclusive na cúpula – insatisfeita com o presidente Jair Bolsonaro. Dilma Rousseff no grupo, nem pensar! Há uma resistência de oficiais por causa da Comissão da Verdade, que destruiu a ponte dela com os militares.

O ‘05’ de Bolsonaro na política

O projeto de Bolsonaro, além da reeleição, é eleger mais gente da família. O sobrinho Léo Índio, que trabalha no Palácio, será candidato a deputado federal pelo PL no DF, com bandeira de apoio às pessoas com deficiência. Ele tem visitado o Ministério de Direitos Humanos para buscar dados.

Fila para comprar gerador

Com o risco de apagão nesse ano, a venda de geradores disparou e há até fila de espera. O 2º trimestre de 2021 mostra aumento nas vendas de 129% em relação ao 1º trimestre, segundo dados da Abimaq, que avisa: Pedidos serão entregues, “contudo, grande parte dos associados já alertam que novos pedidos serão atendidos a partir de 2022”.

Guedes tentou as pazes

O cenário hoje poderia ser diferente para Bolsonaro se tivesse feito as pazes com os irmãos Marinho, da TV Globo, em reunião intermediada por Paulo Guedes, em 2018. Só que ele ficou retido no trânsito e, quando chegou à casa do Cosme Velho, Bolsonaro já soltara a metralhadora verbal. O resto se vê nas telas e nos ataques dele.

Nos bastidores

Qual o medo, general?
Precavido, o general da reserva e senador do Uruguai Guido Manini Ríos circulou por carro blindado
em Brasília — para visitar o amigo Hamilton Mourão no Jaburu.

Homem do D.O. da União
Pedro Cesar Sousa, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência, tornou-se um dos homens mais poderosos do País. Há um ano, despacha com o presidente Bolsonaro quase diariamente.

Ministério da Saliência
O Ministério da Saúde mantém na sua portaria uma caixa com preservativos para distribuição a quem interessar. A reposição com dezenas de unidades é semanal. Quem acompanha o vaivém garante que a maior demanda é de prefeitos e vereadores.

Tem mais gente na sala

Dois ex-diretores poderosos da CBF foram lenientes com os supostos assédios sexual e moral de Rogério Caboclo a uma ex-funcionária que hoje mora em Boston e pretende processá-lo. São citados por ela.


Sobre o autor

Leandro Mazzini começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG. Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 50 jornais de 25 capitais e interior Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’ desde então, e agora escreve no blog que leva seu sobrenome no portal da ‘Revista Isto É’, onde conta com o trabalho dos jornalistas Walmor Parente e Carolina Freitas e correspondentes no Rio e Recife. É também comentarista das rádios ‘JK FM’ em Brasília, ‘Super TUPI’, do Rio, e ‘Rádio Muriaé’.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.