BORMIO, 4 FEV (ANSA) – A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo está marcada para sexta-feira (6), porém as competições já começaram nesta quarta (4).
Esquiadores foram à pista na lendária estação de Stelvio, em Bormio, a partir das 7h30 (horário de Brasília) para o primeiro treino oficial do downhill, prova de maior velocidade no esqui alpino e na qual os competidores descem a montanha em velocidades de mais de 130 quilômetros por hora, com saltos que chegam a dezenas de metros.
O americano Ryan Cochran-Siegle foi o mais rápido na sessão, com um tempo de 1m56s08, logo à frente do italiano Giovanni Franzoni (1m56s24) e do suíço Marco Odermatt (1m56s48), principal esquiador alpino da atualidade e candidato a destaque das Olimpíadas.
O segundo treino oficial está agendado para esta quinta-feira (5), e o terceiro, para sexta (6). Já a disputa por medalhas no downhill masculino, com uma única descida para cada esquiador, será às 7h30 (horário de Brasília) de sábado (7).
As atividades desta quarta prosseguem a partir das 15h05, com as partidas iniciais da primeira fase das duplas mistas no curling, o esporte mais carismático dos Jogos de Inverno e no qual o objetivo é lançar pedras de granito o mais perto possível de um alvo sobre uma pista de gelo.
Estão agendados quatro confrontos para esta quarta no estádio de Cortina d’Ampezzo: Suécia x Coreia do Sul, Grã-Bretanha x Noruega, Canadá x República Tcheca e Estônia x Suíça. Também em cortina, será realizado o treino oficial do luge masculino, modalidade na qual os atletas descem um tobogã de gelo de barriga para cima sobre um trenó.
Já o programa olímpico de quinta-feira (5) inclui treinos e provas classificatórias do downhill, do luge, do salto de esqui e do big air (snowboard), além de jogos de curling e das primeiras partidas do hóquei no gelo feminino.
O Brasil será representado nos Jogos de Milão-Cortina com uma delegação recorde de 15 atletas (incluindo um reserva) e competirá no bobsled masculino, no esqui alpino (slalom gigante masculino e slalom masculino e feminino), no esqui cross-country feminino e masculino, no skeleton feminino e no snowboard (halfpipe masculino). (ANSA).