Vinte corpos foram recuperados após o incêndio e naufrágio de um navio de excursão de mergulho na costa da Califórnia na segunda-feira, enquanto entre quatro e seis vítimas permanecem presas nos destroços, informaram as autoridades na terça-feira.
“No total, 20 vítimas foram encontradas e levadas às instalações do legista”, disse o xerife do condado de Santa Barbara, Bill Brown, aos repórteres. Trata-se de 11 mulheres e nove homens.
Cinco tripulantes foram resgatados na segunda-feira após o desastre.
Ao todo, 39 pessoas estavam no barco barco “Concepción”, de 22 metros de comprimento e que naufragou quando os bombeiros tentavam apagar o fogo e, agora, está a 20 metros de profundidade, na direção da costa da ilha de Santa Cruz, em frente a Santa Bárbara, seu porto de origem.
“Hoje iniciamos o processo de mapeamento de perfis de DNA das 20 pessoas que recuperamos até agora para que possam ser comparadas com as amostras da família”, disse Brown.
Segundo o xerife, tanto a escada como a escotilha de saída da coberta inferior, onde os passageiros dormiam, parecem ter sido bloqueadas pelo fogo.
Na terça-feira, os socorristas tentaram estabilizar o barco para que os mergulhadores possam entrar com segurança e resgatar os corpos restantes.
Em um raio de 80 metros dos escombros do barco os mergulhadores também procuram corpos e indícios do que provocou o incêndio.
Sete missões de busca, incluindo três tripulações de helicópteros e barcos cobriram cerca de 157 km até a manhã desta terça-feira, sem encontrar sobreviventes, revelou a comandante da Guarda Costeira Monica Rochester.
O barco fazia um passeio de mergulho pelo quando o incêndio começou. A tripulação estava acordada e, do convés, pulou no mar.
Os cinco membros da tripulação que se salvaram foram recolhidos por um barco de turismo, o “Grape Escape”, acrescentou Rochester.
Por ora, não há nenhuma hipótese sobre a causa do incêndio a bordo.
Segundo o site do proprietário do navio, o “Concepción” deixou Santa Bárbara no sábado ao amanhecer para uma excursão de mergulho nas ilhas vizinhas, uma área extremamente turística.
Ele deveria retornar ao seu porto de origem na segunda-feira à tarde, feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos.