Zuza Homem de Mello: “Gosto de garimpar a inovação”

Zuza Homem de Mello: “Gosto de garimpar a inovação”

O Mastercard Jazz Festival é um acontecimento extraordinário ocupa a programação musical deste fim-de-semana. É o primeiro grande festival jazzístico totalmente ao ar livre e aberto ao público. São oito atrações que desfilam no palco externo do Auditório Ibirapuera entre 17h15 e 21:30. É forte a presença de mulheres: a trompetista inglesa Laura Jurd e o grupo Dinasaur, a saxofonista americana Lakecia Benajmain e sua banda, Soul Squad, e a jovem cantora brasileira Xênia França, que atua ao lado do arranjador e guitarrista Lourenço Rebetez, um dos astros do jazz polirrítmico afro-brasileiro, ao lado da banda paulistana Bixiga 70. O programa se completa com os seguintes músicos americanos da nova geração? Robert Randolph and the Famyily Band; o rapper jazzista Terrace Martin; o saxofonista Dayna Stephens, o trompetista Christian Scott e o pianista Aaron Parks.

Músicos jovens e inovadores estão no radar dos idealizadores do evento: a diretora artística Monique Gardenberg e curadoria de Zuza Homem de Mello, Zé Nogueira e Pedrinho Albuquerque. Destaca-se na equipe naturalmente Zuza, crítico, pesquisador, escritor e jazzófilo. “O jazz é a música mais criativa do planeta”,diz à ISTOÉ. “Ele tem se expandido de tal forma que hoje ele incorporou características de muitas nações. É um desafio para os ouvintes e para aqueles que, como eu, perseguem o que de melhor se produz no planeta.” Jazz é sinônimo de renovação e liberdade artística, e essa mudança de hábitos de execução e audições marcou todas as fases do gênero.

Zuza completa 86 anos em 20 de setembro, ostentando no currículo, entre outras façanhas, o fato de ter organizado os maiores festivais de jazz no Brasil (mais de 40, segundo seus cálculos) e outros espetáculo correlatos, isso desde 1960. Ele esteve à frente dos Festivais de São paulo em 1978 e 1980, as várias edições do Tim Jazz Festival e o BMW Jazz Festival, entre muitos outros. Foi Zuza que trouxe ao Brasil o cantor Sammy Davis Jr. para shows na TV Record e no Terraço Fasano, no Conjunto Nacional, hoje sede do clube Blue Note, dedicado ao jazz.

“Gosto de garimpar a inovação”, afirma Zuza. Ele espera que este seja o primeiro de muitos eventos jazzísticos anuais gratuitos que deverão se impor no calendário paulistano, assim como aconteceram com festivais que ele montou no passado. “Eu sempre me movi pela vontade de trazer aos brasileiro as atrações internacionais de destaque e aprofundar o gosto do público”, diz. “E quis despertar em alguns dos ouvintes o desejo de tocar também. Esta é a raiz da renovação. Desta vez, temos a oportunidade de atingir pessoas que nunca tiveram oportunidade de assistir a música de qualidade.” Eis aí por que é um momento especial da história da recepção musical no Brasil.

MASTERCARD JAZZ FESTIVAL

Auditório do Ibirapuera – Oscar Niemeyer

Capacidade: 15.000 pessoas (plateia externa)

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Fone: 11.3629-1075
info@auditorioibirapuera.com.br
https://www.auditorioibirapuera.com.br/

Estacionamentos / Transporte:
Estacionamento do Parque Ibirapuera, sistema Zona Azul – R$ 5 por duas
horas. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h
Ônibus:
Linha 5154 – Terminal Sto Amaro / Estação da Luz
Linha 5630 – Terminal Grajaú / Metrô Bras
Linha 675N – Metrô Ana Rosa / Terminal Sto. Amaro
Linha 677A – Metrô Ana Rosa / Jardim Ângela
Linha 775C/10 – Jardim Maria Sampaio / Metrô Santa Cruz
Linha 775A/10 – Jd. Adalgiza / Metrô Vila Mariana
O Auditório Ibirapuera não possui estacionamento ou sistema de valet. O estacionamento do Parque Ibirapuera é Zona Azul e tem vagas limitadas. Sugerimos que venha de táxi ou transporte público.