O russo Andrey Rublev, 43° do ranking mundial se classificou nesta terça-feira para a segunda fase do US Open ao eliminar o grego Stefanos Tsitsipas (8°) 6-4, 6-7 (5/7), 7-6 (9/7), 7-5 depois de 3h54 de jogo.

Os dois tenistas jogaram até o limite de suas forças e o grego foi quem mais sofreu com as cãibras, na perna direita.

“Eu também tive um princípio de cãibra, mas não demonstrei”, destacou Rublev que vai enfrentar na segunda fase o francês Gilles Simon (40° do ranking), que venceu o americano Bjorn Fratangelo.

Na quarta chave, Tsitsipas pareceu sentir dores na perna direita, visivelmente tomada por cãibras. Ele até decidiu prolongar seu tempo de descanso quando os dois tenistas mudaram de lado na quadra, mesmo que isso pudesse irritar o árbitro.

“Pode me advertir, eu nem ligo!” disparou Tsitsipas ao juiz que acabou anunciando um ponto de penalização por demorar além do tempo permitido para trocar de lado. Com isso, Rublev ficou com 4-3 no 4° set.

O russo conseguiu então com seu saque levar para 5-3. Tsitsipas se esforçou até o fim mas não estava mais em condições de lutar.

Aos 21 anos, Rublev só venceu um torneio ATP, em 2017 em Umag, na Croácia, mas ele eliminou Roger Federer nas oitavas de final do Masters 1000 de Cincinnati.

ig/pve/aam