O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá na segunda-feira seu homólogo da Guatemala, Jimmy Morales, em meio aos esforços de Washington para conter a chegada de migrantes em situação irregular no território americano, a maioria provenientes da América Central.

A Casa Branca anunciou a reunião nesta sexta-feira, em um momento em que segundo notícias da imprensa estaria perto de chegar a um “Acordo de Terceiro País Seguro” com a Guatemala.

O acordo obrigaria a nação centro-americana a tramitar os pedidos de refúgio de todos os migrantes que passam por seu território em sua marcha para o norte.

Trump e Morales “discutirão formas de criar uma relação mais sólida enfocada em abordar as prioridades de migração em segurança”, indicou a Casa Branca em um comunicado.

O governo de Trump está decidido a deter a onda de imigrantes em situação irregular nos últimos meses aos Estados Unidos, quase todos procedentes do chamado Triângulo do Norte, formado por Guatemala, El Salvador e Honduras, três países atingidos pela pobreza e pela criminalidade.