A Alemanha, campeã olímpica de futebol feminino no Rio-2016, teme não poder defender seu título em Tóquio-2020. Sete equipes europeias estão nas quartas de final da Copa do Mundo e somente as três melhores seleções do velho continente estarão classificadas para os Jogos.

“Talvez chegar às semifinais não seja suficiente (para ir aos Jogos) se há quatro equipes europeias”, analisou a técnica Martina Voss-Tecklenburg, cuja equipe não está automaticamente classificada apesar da condição de atual campeã olímpica.

A única equipe não europeia ainda na briga é a seleção americana. Se os Estados Unidos forem eliminados na sexta-feira pela França, as semifinais serão 100% europeias, enquanto que somente três equipes europeias disputarão os Jogos Olímpicos de Tóquio, com 12 equipes.

O objetivo mínimo da Alemanha na Copa do Mundo é a classificação para os Jogos Olímpicos.

Em caso de semifinais 100% europeias, a partida pelo terceiro lugar, entre as duas derrotadas nas semis, se tornará uma verdadeira final.

“Tudo isso parece na verdade uma Eurocopa com os Estados Unidos como convidados”, tuitou a campeã olímpica em 2016 Annike Krahn.

cpb/smr/am