21/06/2019 - 22:22
SÃO PAULO, 21 JUN (ANSA) – Mesmo não apresentando um bom futebol, o Chile venceu nesta sexta-feira (21) o Equador por 2 a 1, na Fonte Nova, em Salvador, e garantiu antecipadamente sua vaga na próxima fase da Copa América.
O começo de jogo foi movimentado, tanto que a seleção chilena abriu o placar aos sete minutos de partida. Charles Aránguiz cruzou na área, a bola sobrou para José Fuenzalida chutar forte e abrir o placar.
Os equatorianos não sentiram o gol e conseguiram o empate no 25º minuto. O goleiro Gabriel Arias derrubou Jhegson Méndez dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Enner Valencia bateu e igualou o marcador.
O Chile, que não estava fazendo um bom jogo, diminuiu o ritmo.
Já o Equador, que sofria com a falta de criatividade de seus jogadores, cresceu após o empate, mas não levou muito perigo ao gol de Arias.
No segundo tempo, os atuais bicampeões da Copa América acharam o segundo tento. Aos cinco minutos, o atacante Alexis Sánchez aproveitou o cruzamento de Aránguiz e mesmo pegando meio mascado na bola, acertou o cantinho do goleiro equatoriano.
O jogo ficou marcado pela quantidade de faltas (43) e cartões.
No total, o árbitro argentino Patricio Loustau distribuiu nove cartões amarelos – cinco para o Equador e quatro ao Chile – e um vermelho – para o defensor equatoriano Gabriel Achilier.
Com o resultado, o Chile chegou aos seis pontos e conseguiu garantir antecipadamente a sua vaga para a próxima fase da competição. O Equador segue sem pontuar, mas para seguir na Copa América, precisa bater o Japão na última rodada e torcer por um empate no duelo entre Argentina e Catar.
Na próxima rodada, o Chile irá decidir o primeiro lugar da chave C com o Uruguai, na segunda-feira (24), no Maracanã. No mesmo dia, o Equador pegará o Japão no Mineirão, em Belo Horizonte.(ANSA)