A cervejaria belgo-brasileira AB InBev, líder mundial do setor, anunciou nesta quinta-feira uma queda de 14,7% em seu lucro líquido em 2018, mas manteve-se otimista em relação à estratégia de crescimento para 2019.
A AB InBev, que em 2016 comprou sua concorrente sul-africana SABMiller, obteve um lucro de 6,793 bilhões de dólares.
A administração do grupo explica em comunicado que seus resultados frearam por “um contexto macroeconômico fraco, que pressionou os consumidores” na Argentina, Brasil e África do Sul.
Além disso, a “volatilidade desfavorável da moeda nos mercados emergentes teve impacto em nossos fluxos de caixa e desacelerou a trajetória de desalavancagem”, continuou o texto.
“Acreditamos em nossa estratégia e planejamos desenvolver nossa empresa (…) alcançando o crescimento duradouro de volumes e produtos em 2019 e além”, afirma ainda.
O grupo, que controla as marcas Budweiser, Stella Artois e Corona, registrou um superávit operacional bruto (EBITDA) – referência para as previsões internas -, que avançou 7,9% e alcançou 22,08 bilhões de dólares em 2018.
Seu faturamento aumentou 4,8%, a 54,62 bilhões de dólares em 2018.