Muito antes do pontapé inicial na Arena São Paulo, no jogo de estreia entre Brasil e Croácia na quinta-feira 12, a Copa já havia começado País afora. A chegada das equipes estrangeiras agitou as cidades escolhidas como QG durante o Mundial. Fanáticos por futebol, os brasileiros abraçaram os rivais da Seleção de Felipão de tal forma que os gringos não tiveram defesa. O exemplo mais emblemático aconteceu na Bahia, no município de Santa Cruz Cabrália, próximo a Porto Seguro. Ali, na segunda-feira 9, cerca de 20 índios pataxós fizeram os sisudos alemães dançarem, literalmente, após o treino. Convidada a entrar no campo, a tribo fez uma apresentação de canto e dança e empolgou os atletas, que entraram na brincadeira. O atacante Miroslav Klose, que completava 36 anos, foi chamado ao meio da roda e homenageado pela data. “Ficamos impressionados com a alegria e o comprometimento do povo baiano. A dança com os índios foi o símbolo dos nossos jogadores tentando abraçar a cultura brasileira”, disse o ex-atleta Oliver Bierhoff, hoje diretor da federação alemã.

abre].jpg
Alemães e índios pataxós protagonizaram uma ­confraternização
em Santa Cruz ­Cabrália, na Bahia, onde a equipe se prepara para o Mundial

No Rio de Janeiro, foram os holandeses que baixaram a guarda para os fãs brasileiros. Na praia de Ipanema, os atletas podiam, facilmente, ser confundidos com turistas, não fossem os uniformes que os diferenciavam. Sob o céu azul e entre banhistas, eles jogaram frescobol, fizeram roda de altinha (controlar a bola sem deixá-la tocar o chão) e tomaram alguns caldos no mar. “Os brasileiros estão nos recebendo muito bem”, disse o volante De Guzmán, que visitou o Cristo Redentor. Não é de hoje que a arte de receber é uma marca do povo brasileiro. Essa tendência de reverenciar quem vem de fora tem origem na colonização. “Somos um povo que se acostumou a olhar para o estrangeiro como superior. Esse olhar do colonizado estimula o bem receber”, explica o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e do mestrado da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

IMPRESSAO-01-IE.jpg
GRATIDÃO
Depois de visitar o Cristo Redentor e a favela da Rocinha,
ingleses agradecem ao povo a recepção

Em regiões como o Nordeste e cidades como o Rio de Janeiro, as pessoas demonstram ser mais extrovertidas. A música, a dança e belezas naturais como lindas praias favorecem um comportamento mais descontraído e hospitaleiro. Na capital fluminense, a seleção da Inglaterra, após um treino na segunda-feira 9, no Forte da Urca, estendeu uma faixa com os dizeres: “Obrigado Brasil pela recepção calorosa”. Nesse mesmo dia, jogadores haviam visitado a Vila Olímpica da favela da Rocinha e alguns deles, como Danny Welbeck, jogaram capoeira com os moradores locais e se arriscaram na coreografia do “Lepo, Lepo”, canção do grupo baiano Psirico que virou febre também entre os craques.

Embora seja uma competição esportiva, a Copa do Mundo é uma festa integrada a uma paixão coletiva que é o futebol. No Brasil, há uma carnavalização natural do evento e isso explica um pouco por que os jogadores mais se parecem com turistas de férias em muitas ocasiões. “Da mesma forma que os brasileiros se empolgam para ir à Disney, os jogadores querem ter contato com o nosso folclore, a nossa diversidade cultural e espírito de diversão. Faz parte do jogo”, diz o antropólogo Antonio Flávio Testa, da Universidade de Brasília (UnB). Essa troca de códigos, signos e valores entre os brasileiros e a legião estrangeira do mundo do futebol é saudável, mas tem seu limite, para o sociólogo Murad. “Vi alemães mexendo com garotas na orla carioca e, sem moralismo, abusavam da ousadia”, conta. “A hospitalidade é boa, mas não deve cair na subalternidade de quem recebe nem na superioridade de quem chega. Muitos desembarcam aqui olhando de cima para baixo.”

02.jpg
DIVERSÃO
Jogadores holandeses viram turistas na praia de Ipanema:
frescobol, caldo no mar e bate-bola na areia

Não foi o que aconteceu com a delegação portuguesa. Nossos principais colonizadores, que treinaram em Campinas (SP) na presença de seis mil torcedores no estádio Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, na quinta-feira 12, abraçaram os brasileiros. Maior de todos dentro de campo atualmente, o atacante Cristiano Ronaldo distribuiu sorrisos e autógrafos a quem pôde. E comemorou: “Que recepção maravilhosa e calorosa que nós estamos tendo em Campinas”, disse, em seu Twitter, o melhor jogador do mundo.

A festa foi de norte a sul. Em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, cerca de dez mil gaúchos lotaram a praça da Matriz para recepcionar a seleção equatoriana que escolheu a cidade para se preparar. Foi um show à parte. De terno azul e gravata, os 23 jogadores e o treinador da equipe subiram em um palco e foram saudados pelo público, que chegou ao delírio quando os equatorianos empunharam e tremularam a bandeira do Rio Grande do Sul. Craque do time, Antonio Valencia, que atua no inglês Manchester United, recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito. Ele e seus companheiros foram, ainda, abençoados por um padre da cidade. No quesito hospitalidade, o Brasil já é campeão.

01.jpg

Fotos: MARKUS GILLIAR/AFP PHOTO/POOL; Marcelo Carnaval/Ag. O Globo, Pablo Jacob, Pedro Kirilos – Ag. O Globo; PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP PHOTO; GUSTAVO OLIVEIRA/FUTURA PRESS; Eduardo Verdugo/AP Photo; MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO; FRANCISCO PARAISO/AFP PHOTO/HO/FPF