Pela primeira vez um chefe da Igreja Católica visitou o berço do Islã: a península arábica. Tal visita, até então inimaginável, tornou-se fato na semana passada quando o papa Francisco viajou aos Emirados Árabes Unidos. Somente a viagem, em si, já entra para a história das religiões como um dos maiores passos em direção ao ecumenismo. Para o jesuíta Francisco, no entanto, isso seria pouco. Nos Emirados, ele condenou a guerra que arrasa o Iêmen, disputada entre as forças favoráveis ao governo (que desde 2015 recebem auxílio da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos) e os rebeldes houthis xiitas (apoiados pelo Irã). Muitos analistas católicos consideravam que Francisco sequer resvalaria nesse assunto, sendo essa a estreia de um líder católico junto ao islamismo. Pois Francisco falou do conflito e condenou o extremismo religioso em declaração conjunta com o principal imã do Islã, Ahmed el-Tayeb: “a visita papal não é apenas aos Emirados, é ao mundo. Estamos construindo um novo momento para o diálogo entre muçulmanos e cristãos”.

Sino sem badalo

AFP PHOTO / VATICAN MEDIA

O papa celebrou na terça-feira 5, em Abu Dhabi, uma missa para 170 mil pessoas. Os Emirados Árabes Unidos permitem a liberdade religiosa individual, mas as igrejas não podem exibir símbolos e missas têm de ser rezadas em locais fechados. Há nove igrejas católicas, todas proibidas de tocarem os seus sinos (eles não têm badalos). O proselitismo da pregação religiosa só é admitido aos muçulmanos.

O #MeToo das freiras

A bordo do avião papal, que o transportou de volta dos Emirados Árabes ao Vaticano, Francisco deu entrevista na qual reconheceu que “abusos sexuais foram e ainda são cometidos, por padres e bispos, contra noviças e freiras em suas congregações”. E anunciou que retomará a ofensiva contra “tais práticas de escravidão sexual”. A primeira providência tomada referente a isso deve-se a Bento XVI, em 2005, com o fechamento de uma congregação francesa.

JUSTIÇA
Michel Temer cai para a 1ª instância

EVARISTO SA

Ao deixar a Presidência da República, Michel Temer perdeu a prerrogativa de foro privilegiado – em seu caso, ser julgado pelo STF. Disso decorre o envio de três denúncias e um inquérito (por parte dos ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso) para juízes de primeira instância, como ocorre, digamos, com o chamado cidadão comum. A defesa de Temer recorreu da decisão.

As denúncias

1. Refere-se à mala de dinheiro entregue ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. A acusação é de corrupção passiva
2. Temer é acusado de chefiar organização criminosa: o “quadrilhão do MDB”
3. Acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na edição do Decreto dos Portos

O inquérito

Michel Temer é investigado sob acusação de ter eventualmente recebido dinheiro ilícito da Odebrecht

BRASÍLIA
Primeiro projeto é sobre cura gay

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A bancada evangélica saiu na frente. Coube ao deputado federal pastor Sargento Isidoro (Avante-BA) protocolar o primeiro projeto dos novos trabalhos da Câmara. O parlamentar pede que a “Bíblia Sagrada seja declarada patrimônio nacional, cultural e imaterial do Brasil”. Até aí, tudo bem, não há como não reconhecer o valor histórico e espiritual da Bíblia. Até os céticos e agnósticos admitem isso. Já a justificativa do deputado é um desastre de atraso e preconceito: “estou curado, estou curado de ser gay”. Diz ele que “a palavra de Deus” foi fundamental para que abandonasse o homossexualismo.

MEDICINA
Brasil entra na era do telediagnóstico

AndreyPopov

Resolução do Conselho Federal de Medicina: médicos poderão fazer consultas e diagnósticos online. Também estão autorizados a monitorarem e orientarem, pela internet, colegas menos experientes durante cirurgias. Nas cidades com melhor estrutura de saúde, a resolução possui validade a partir da segunda consulta – a primeira, necessariamente, tem de ser presencial. Nas comunidades carentes, já a primeira consulta online é permitida, desde que o paciente esteja acompanhado de um profissional da saúde (enfermeiro, por exemplo). Nem todas as doenças poderão ser diagnosticadas por meio desse método. Vale para as mais simples. Tenta-se, assim, socorrer os municípios nos quais é total a ausência de médicos.

Animação
Popeye, 90 anos e série no YouTube

Ele acaba de completar 90 anos de idade, mas, de tão bom que é, nunca fica velho. Prova disso é que cravou na semana passada um incrível número: nada menos que 10 milhões de incondicionais admiradores que o veem pela internet. Trata-se do marinheiro Popeye, invencível quando devora uma lata de espinafre para salvar a sua querida namorada, Olívia Palito, das mãos do vilão Brutus. Popeye estreou no início de 1929 no “New York Journal”, na tira em quadrinhos Thimble Theatre, criado por E. C. Segar. Em junho do mesmo ano ele já era assistido sob o formato de animação. A King Features lançará agora nos EUA uma série de desenhos animados e os episódios poderão ser vistos no canal do YouTube Popeye and Friends.