Lucas Figueiredo/CBF                                 Tite começa ciclo de quatro anos para a seleção brasileira no Catar (Crédito:Lucas Figueiredo/CBF)

Tite acertou a permanência como técnico da seleção brasileira de futebol. A partir de 7 de setembro, no amistoso diante dos EUA, em Nova Jersey, o Brasil vai saber se o treinador pretende iniciar uma renovação em algumas posições do time ou se vai adotar uma mudança “lenta e gradual”. Depois da Copa do Mundo da Rússia, onde o selecionado parou nas quartas de final, na derrota para a Bélgica (2 a 1) algumas coisas já mudaram no panorama das estrelas brasileiras. Neymar ficou fora da lista dos 10 candidatos a melhor do mundo da última temporada 2017/2018. O goleiro Alisson foi para o Liverpool e se tornou o goleiro mais caro do planeta. Malcolm está no Barcelona. Vinicius Jr. vai tentar mostrar que não é promessa com a camisa do Real Madrid. No futebol tupi, Lucas Paquetá continua em bom nível no Flamengo. Pedro vem fazendo gols no Fluminense. Luan é sempre candidato jogando pelo Grêmio. Geromel é forte candidato à sucessão na zaga.

E, para engrossar esta lista tem Evérton, atacante do Grêmio. Titular nesta temporada, ele está muito a fim de ser chamado por Tite. “Todo jogador sonha com a seleção brasileira e comigo não é diferente”, disse à Coluna do Boleiro. Aos 22 anos, ele sabe o caminho que tem para percorrer: “Acho que a vaga na seleção depende muito do que você faz pelo seu clube. Se vou bem no meu clube, terei uma oportunidade de mostrar meu trabalho também na seleção”.

Everton sonha com uma convocação de Tite

Nesta temporada, ele tem bons números para mostrar. Já jogou 30 partidas e é o artilheiro do time em 2018 com nove gols. No Campeonato Brasileiro, ele lidera o ranking dos dribladores (15 dribles corretos), é quem finaliza melhor entre os gremistas, 13 vezes. Ele é também o líder de assistência da equipe dirigida por Renato Gaúcho com 10 passes para finalização e três que se tornaram gols. “Cebolinha”, como é chamado pelos jogadores, é o artilheiro do Grêmio na Libertadores deste ano, com três gols.

Para os dirigentes gremistas, estes números reforçam a expectativa de que algum clube europeu apareça interessado em Éverton. O mesmo vale para o meia Luan. O vice de futebol Duda Kroeff diz que até agora o Grêmio não recebeu nenhuma oferta oficial por estes jogadores. Luan, que chegou a recusar uma oferta de um clube da Ucrânia no primeiro semestre, ainda não virou objeto de negociação. Everton também: “No caso do Evérton, achei que viria, mas ainda não veio nada”, afirmou o vice.

Enquanto uma mudança para o exterior não se concretiza, Everton e o Grêmio correm atrás de mais um título no ano. O time disputa a Libertadores, Copa do Brasil e o Brasileiro. Outra constatação: com Cebolinha em campo o aproveitamento do time é de 63%. Sem ele, 22%.