Juninho Pernambucano e Pirlo se encontraram em 2014, depois da publicação do livro

No livro, Andrea Pirlo deu os motivos que o levaram a esta fixação por Juninho. Ele explica que a passagem do brasileiro no Lyon foi extraordinária. “Ele nunca falhava”, anotou. E o italiano admite que “conscientemente” estúdio o estilo de Pernambucano. “Colecionei DVDs, fotografias antigas em que ele jogou”, afirmou Pirlo. “A busca do segredo de Juninho se converteu numa obsessão para mim, até um momento em que ocupava todo meu pensamento”.

Depois do lançamento do livro, Juninh0 Pernambucano visitou a concentração da seleção da Itália que, durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014, se concentrou em Mangaratiba (RJ). Lá, eletrou camisas com Pirlo e os dois conversaram para uma reportagem da TV Globo. Dois anos depois, o brasileiro deu entrevistas apontando quem poderia ser o sucessor de Pirlo na Juventus: o bósnio Miralem Pjanic, com quem tinha jogado no Lyon.

E não é que o Pjanic se tornou um ótimo cobrador de falta? E ele nunca escondeu de onde veio a inspiração. ““Meu professor foi o Juninho, mas as cobranças dele eram diferentes das minhas. Ele fazia a bola dançar no ar, igual as faltas do Pirlo”, disse o jogador de 28 anos. Nesta terça-feira, a Juventus recusou oficialmente uma proposta de 50 milhões de euros feita pelo Manchester City por Pjanic. O clube italiano, que apresentou Cristiano Ronaldo na segunda-feira, diz que não negocia o meia por menos de 80 milhões de euros.