15/12/2017 - 8:30
[posts-relacionados]Há quem não abra mão do Brasil na hora de programar as férias. Mas, ao longo dos anos, o perfil do viajante brasileiro tem mudado e a procura por lugares não convencionais aumentou. Além disso, o preço é um dos fatores decisivos na hora de escolher um destino dentro do País. Para Viviane Pio, gerente de vendas da área de viagens da CVC, o brasileiro optou nos últimos anos pelo território nacional por causa da crise. “ Muitas vezes viajar aqui dentro proporciona uma economia maior para turista. Temos diversas opções de resorts, o que facilita uma viagem em família, por exemplo. O euro e o dólar ainda estão caros para os turistas”, diz. Abaixo, listamos cinco destinos que serão explorados ainda mais em 2018 e fogem das capitais turísticas convencionais.
Jalapão
Depois de aparecer na novela das 9 “O Outro Lado do Paraíso”, o parque Estadual do Jalapão ficou ainda mais conhecido e procurado pelos turistas. Localizado no Tocantins, o destino se tornou o local certo para os amantes do ecoturismo. A região é uma das mais bem preservadas do País e, com o acesso ainda limitado, tem paisagens quase intocadas. O local é ideal para os viajantes que curtem cachoeiras e dunas. Mas, o turista tem que estar preparado e ir na pegada “roots”. As acomodações são montadas com tendas no meio do cerrado ou em pousadas mais simples, que fogem do luxo de hotéis sofisticados. Em 2018, a prefeitura de Mateiros (Tocantins) fará algumas mudanças no acesso ao local e começará a cobrar taxa de R$20 por dia pela visita.
Capitólio
Localizada em Minas Gerais, entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade possui muitos atrativos naturais. Conhecida pelos cânions, cachoeiras e piscinas naturais que se misturam entre os tons de azul e verde, Capitólio ganhou destaque em 2017 e promete continuar sendo um dos destinos mais procurados nos feriados prolongados no ano que vem. Há diversas opções para quem busca hospedagens com luxo até locais mais simples e com preços em conta para o turista. As agências de viagem recomendam visitar o local em quatro dias e, se possível, ir em grupos grandes para conseguir descontos maiores em passeios.
Jericoacoara
Para quem já visitou Fortaleza, mas quer voltar ao Ceará, Jeri (como é falada por alguns) está se tornando um destino cada vez mais procurado. A cidade chama atenção pelas praias reservadas e uma vida noturna bem atraente, com bares e restaurantes de chefs premiados. No primeiro semestre deste ano, a cidade vizinha, Cruz, ganhou um aeroporto, facilitando o acesso até Jericoacoara. Antes, só era possível chegar até lá por meio do transporte “jardineira” que percorria 300 quilômetros de estrada de areia e demorava quase quatro horas. Além de ser linda, a cidade oferece ao turista opções que vão desde hostels com diárias acessíveis até hotéis de luxo com piscinas particulares.
Litoral do Rio Grande do Norte
Assim como Jericoacoara, as cidades de São Miguel do Gostoso e Galinhos, no litoral do Rio Grande Norte, também se destacam quando os turistas querem fugir das capitais tradicionais. Localizada a 100 quilômetros de Natal, São Miguel do Gostoso oferece praias de águas claras e tranquilas que atraem desde famílias até casais em lua-de-mel. Além das praias, o local é um prato cheio para os adeptos de kitesurf e windsurf. Já em Galinhos, município que fica ao lado de São Miguel do Gostoso, é possível curtir praias desertas, dunas e mangues. O local também é conhecido pela rica gastronomia.
Maragogi
Maragogi, em Alagoas, é chamada “caribe brasileiro” por ter um mar de águas calmas e mornas que formam piscinas naturais devido à enorme barreira de corais que se formam ali. Além disso, o turista também pode combinar outros destinos que ficam próximos da região e fazer passeios de um dia ou pernoitar em locais próximos como Porto de Galinhas, Maceió ou Recife. O local continua sendo um dos lugares preferidos dos casais em lua-de-mel e famílias que desejam aproveitar longos dias de férias. Para quem busca serviços all inclusive, Maragogi é a melhor escolha. A maioria das hospedagens é composta de resorts, que oferecem inúmeras opções para o cliente que não quer se preocupar com comidas e bebidas. Se o intuito é gastar um pouco mais no ano que vem, esta pode ser uma boa opção.