O filho mais velho do presidente americano Donald Trump e o ex-chefe de sua campanha serão ouvidos por uma comissão do Senado na próxima semana como parte da investigação sobre a suposta ingerência da Rússia nas eleições de 2016 nos Estados Unidos.

Estão previstos os depoimentos de Donald Trump Jr e de Paul Manafort ao Comitê Judicial do Senado às 10H00 local (11H00 Brasília) da próxima quarta-feira.

Os dois participaram da polêmica reunião com uma advogada russa, no ano passado, que havia prometido entregar material comprometedor obtido por Moscou envolvendo a adversária democrata de Trump nas eleições, Hillary Clinton.

Somando ao drama político da próxima semana em Washington, o genro de Trump Jared Kushner testemunhará na segunda-feira ao Comitê de Inteligência do Senado, embora em uma sessão a portas fechadas, segundo noticou a CNN citando o advogado de Kushner.

Kushner, que é casado com a filha de Trump, Ivanka, também compareceu à reunião de junho de 2016 com a advogada russa Natalia Veselnitskaya.

Trump Jr. sacudiu Washington quando revelou sua troca de e-mails em que combina uma reunião com a advogada russa a fim obter “informação de muito alto nível e muito sensível” que era “parte do apoio da Rússia e seu governo ao senhor Trump”.

O presidente do Comitê Judicial, Chuck Grassley, e a senadora democrata Dianne Feinstein advertiram em cartas àqueles que testemunharão na semana que vem que precisam “conservar em seu poder todos os documentos relevantes relacionados com a ingerência da Rússia nas eleições de 2016, incluindo documentos relacionados a contatos seus ou da campanha de Trump com funcionários, associados ou representantes do governo russo”.

Os senadores disseram que serão emitidas intimações caso as testemunhas não apresentem os documentos requeridos.