Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira, 29, ainda refletindo o relatório semanal de estoques do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que revelou uma queda na produção em solo americano na semana passada.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para agosto fechou em alta de 0,42%, a US$ 44,93 por barril. Já na IntercontinentalExchange (ICE), o petróleo Brent para o mesmo mês avançou 0,23%, a US$ 47,42 por barril.

Embora o DoE tenha mostrado uma alta nos estoques de gasolina na semana passada, a baixa na produção chamou a atenção dos investidores. Segundo o departamento, a produção média diária dos EUA caiu 100 mil barris na semana passada, para 9,25 milhões. “A recente alta nos estoques de petróleo parece mais um movimento de posicionamento técnico do que uma mudança de fundamentos ou sentimentos”, disseram analistas do Credit Suisse. Para o banco, “parece que a onda de vendas acabou por agora”.

Tom Pigh, analista da Capital Economics, afirmou que “não está claro o quanto da queda na produção foi devido à tempestade tropical Cindy, no Golfo do México, na semana passada. Se continua a ser um pouco de uma tendência, então poderíamos ver uma manifestação mais sustentada”. Fonte: Dow Jones Newswires