Coluna: Guilherme Amado, do PlatôBR

Carioca, Amado passou por várias publicações, como Correio Braziliense, O Globo, Veja, Época, Extra e Metrópoles. Em 2022, ele publicou o livro “Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos” (Companhia das Letras).

Apesar de Trump, maioria dos americanos acha positivo participar da OMS

Donald Trump decidiu sair da OMS no último dia 20; pesquisa mostra que maioria da população considera positivo EUA participar da organização

Mandel NGAN / AFP
US President Donald Trump speaks during the National Prayer Breakfast at the US Capitol in Washington, DC, on February 6, 2025. (Photo by Mandel NGAN / AFP) Foto: Mandel NGAN / AFP

A decisão de Donald Trump de sair da Organização Mundial da Saúde (OMS), no último dia 20, não é compartilhada entre a maioria da população americana, mostra uma pesquisa feita em 2024 pelo instituto americano Pew Research.

O levantamento revela que 59% dos americanos consideram que os Estados Unidos têm “muito ou algum benefício” participando da OMS. A pesquisa mostra também que 39% da população considera que o país não ganha nada ou ganha pouco com a filiação à organização.

A pesquisa da Pew Research mostra que a posição das pessoas sobre os Estados Unidos integrarem ou não a OMS é fortemente influenciada pelo posicionamento político.

Enquanto 80% dos eleitores democratas e com tendência democrata acreditam que os EUA se beneficiam da OMS, apenas 38% dos republicanos e conservadores concordam

Trump assinou uma ordem executiva retirando os Estados Unidos da OMS, alegando má gestão da pandemia de COVID-19 e influência política indevida de outros países na organização. A saída está programada para ocorrer em 22 de janeiro de 2026, após o período de notificação de 12 meses exigido.

Leia mais em PlatôBR.