A saída de Rodrigo Bocardi da TV Globo, na última semana, continua gerando repercussão. O jornalista foi demitido por justa causa após ser acusado de descumprir normas éticas, conforme nota divulgada pela própria empresa. Segundo informações do site TV Pop, César Tralli teria sido o responsável pelo afastamento do ex-âncora do ‘Bom Dia São Paulo’.
O veículo afirma que o marido de Ticiane Pinheiro teria alertado a direção da emissora carioca sobre os supostos negócios paralelos de Bocardi.
De acordo com o TV Pop, funcionários da Globo ainda acreditam que a investigação sobre o jornalista só começou após uma denúncia interna, possivelmente feita por Tralli.
A reportagem do site IstoÉ Gente entrou em contato com a assessoria de comunicação da Globo para verificar a informação, mas, até a publicação desta matéria, ainda não obtivemos retorno.
A demissão de Rodrigo Bocardi da Globo
No dia 30 de janeiro, por meio de um comunicado enviado à imprensa, a TV Globo anunciou o desligamento do profissional, alegando que Bocardi “descumpriu normas éticas do jornalismo” da casa, sem revelar o que motivou a decisão.
“Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance”, diz um trecho da nota.
A jornalista Sabina Simonato, que dividia a apresentação do jornalístico com Rodrigo Bocardi, assumiu interinamente o comando do telejornal matinal.
Bocardi estava na TV Globo desde 1999 e no comando do telejornal desde 2013. Antes da Globo, o jornalista foi contratado da Band e da extinta TV Manchete.
O que é compliance?
- Compliance é um conjunto de práticas corporativas para garantir o cumprimento de todas as normas legais, regulamentos, políticas e diretrizes ligadas à área de atuação da empresa;
- O objetivo é garantir que a empresa esteja em conformidade com normas regulatórias, atendendo aos padrões fiscais, contábeis, jurídicos, trabalhistas, ambientais e éticos do seu setor;
- Ajuda na prevenção de infrações legais, reduz riscos e combate fraudes que possam impactar negativamente a empresa.