Uma editora espanhola anunciou, nesta quinta-feira (6), que não publicará um livro da atriz espanhola Karla Sofía Gascón devido aos tuítes polêmicos que a atriz de “Emilia Pérez” postou antes de se tornar uma estrela.
“Na quinta-feira, 30 de janeiro, veio à tona uma série de tuítes que nos levou a tomar a decisão de suspender a publicação do livro”, anunciou a editora Dos Bigotes em um comunicado.
A Dos Bigotes “sempre esteve comprometida com a igualdade, inclusão e diversidade (…). Por isso, também devemos ser consistentes com a nossa forma de pensar”, argumentou a editora.
O livro era um romance biográfico que a atriz publicou no México em 2018, em uma edição “corrigida e revisada”, explicou Dos Bigotes.
Um porta-voz da editora disse à AFP que descarta a possibilidade de publicar o livro em uma data posterior.
Gascón, uma atriz trans espanhola, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel como um traficante mexicano que quer mudar de sexo e desaparecer.
No entanto, após a polêmica criada pelas publicações sobre a presença muçulmana na Espanha e outras questões sociais e políticas, pelas quais ela pediu desculpas, a Netflix retirou a atriz da campanha promocional de “Emilia Pérez” nos Estados Unidos, informou a imprensa americana.
Contatada pela AFP, a Netflix não quis comentar.
O diretor de “Emilia Pérez”, Jacques Audiard, também se distanciou de sua protagonista na quarta-feira, descrevendo as mensagens de Gascón como “indesculpáveis” e “cheias de ódio”.
“Emilia Pérez” é o filme com mais indicações (13) na cerimônia do Oscar, que acontecerá em 2 de março.
al/mdm/du/pc/aa/yr