A marca de moda Gucci, do grupo de luxo Kering, anunciou nesta quinta-feira o fim da colaboração com seu diretor artístico, o italiano Sabato de Sarno, que assumiu o cargo no início de 2023.
“O desfile outono-inverno 2025 em 25 de fevereiro em Milão será apresentado pela equipe de criação da Gucci. A nova direção artística será anunciada no devido tempo”, disse seu comunicado sem maiores detalhes.
Sarno já trabalhou para Valentino, Prada e Dolce&Gabbana. Ele sucedeu Alessandro Michele, que por sete anos inovou com coleções coloridas e originais, mas sem aumentar as vendas o suficiente.
O CEO da Gucci, Stefano Cantino, expressou “profunda gratidão a Sabato por sua paixão e dedicação à Gucci”.
Francesca Bellettini, chefe de desenvolvimento, acrescentou que a ideia para a próxima direção artística é “levar a Gucci a uma liderança renovada na moda e ao crescimento sustentável”.
A marca italiana é responsável por quase 50% das vendas do Kering e dois terços do seu lucro operacional.
O Kering foi “particularmente” afetado pelas condições de mercado, principalmente na Ásia-Pacífico, disse o grupo ao apresentar seus resultados do terceiro trimestre em outubro.
Nesse período, as vendas da Gucci caíram 26%, a 1,64 bilhão de euros (9,88 bilhões de reais), enquanto o Kering, administrado pelo magnata francês François-Henri Pinault, registrou uma queda de 15%, a 3,79 bilhões de euros (US$ 22,84 bilhões de reais).
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