Parte de teto de igreja histórica desaba em Salvador e deixa pelo menos um morto

Parte de teto de igreja histórica desaba em Salvador e deixa pelo menos um morto

Parte do teto da igreja São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, na Bahia, desabou na tarde desta quarta-feira, 5. Imagens publicadas nas redes sociais mostram os danos causados pelo desabamento.

Pelo menos uma pessoa morreu e outras cinco teriam ficado feridas. O Corpo de Bombeiros atua no local junto à Polícia Militar, que isolou a área. A vítima fatal foi identificada como uma mulher, mas até às 16h10  o corpo ainda não havia sido retirado dos destroços. Os feridos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Fundada no século 18, a construção, conhecida como “Igreja de Ouro”, é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, mas apresentava problemas estruturais há um bom tempo. Ela foi tombada como patrimônio material do Brasil e deveria ser mantida pelo governo federal.

Desde 2023, o lugar apresentava pintura e teto desgastados, além de partes sem reboco e piso desnivelado. Ainda no mesmo ano, os pátios foram parcialmente fechados pelo risco de desabamento. Os painéis lusitanos de dentro da igreja foram restaurados, mas outras parte que pediam ajustes não foram incluídas na reforma.

Um dos empecilhos para a essa situação é a regra de que patrimônios tombados só podem ser reformados se os atributos que qualificam o tombamento forem mantidos. No caso da igreja desabada, são vários os obstáculos para que a estética tradicional barroca seja conservada.

Em atualização*