Manifestantes pintam suásticas em loja da Tesla na Holanda

BRUXELAS, 3 FEV (ANSA) – Ativistas em Haia, na Holanda, pintaram a fachada de um showroom da Tesla com slogans antifascistas e suásticas nesta segunda-feira (3), de modo a protestar contra Elon Musk, proprietário da empresa e conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.   

Musk tem sido alvo de manifestações após ser acusado de fazer um gesto nazifascista durante a cerimônia de posse do republicano, em 20 de janeiro.   

No dia seguinte ao evento, um coletivo antifascista italiano pendurou um fantoche do bilionário de cabeça para baixo na Piazzale Loreto, em Milão, em alusão à exposição do corpo do ditador Benito Mussolini no mesmo endereço em 1945.   

“Sempre tem espaço na Piazzale Loreto, Elon”, dizia uma publicação do grupo Cambiare Rotta (Mudar de Rumo) no Instagram.   

O fantoche foi feito com sacos de plástico repletos de lixo e uma foto de Musk.   

Nos últimos dias, manifestantes também projetaram uma imagem de Musk com o braço direito estendido em uma fábrica da Tesla na Alemanha, onde o bilionário tem feito campanha abertamente para a ultradireita nas eleições. (ANSA).