MILÃO, 3 FEV (ANSA) – O grupo automotivo Stellantis anunciou nesta segunda-feira (3) uma reorganização para dar mais autonomia a executivos regionais, enquanto busca um sucessor para Carlos Tavares no cargo de CEO.
De acordo com um comunicado, as medidas dão continuidade ao processo de simplificação iniciado pelo presidente John Elkann em dezembro passado, após a saída de Tavares, e “permitem o equilíbrio certo entre responsabilidades regionais e globais para acelerar decisões e execuções”.
“As regiões agora têm capacidades aprimoradas de tomada de decisão e execução a respeito de planejamento e desenvolvimento de produtos, atividades industriais e comerciais, mantendo a coordenação com as funções globais da empresa para melhor atender seus clientes”, diz a nota.
Além disso, as atividades de software foram integradas a um departamento de desenvolvimento de produtos e tecnologias liderado por Ned Curic.
Já o executivo Antonio Filosa, responsável pela Stellantis nas Américas, assume também o cargo de líder global de qualidade, enquanto Bob Broderdorf foi nomeado como chefe da marca Jeep, e Alain Favey chega ao grupo para liderar a Peugeot.
Por sua vez, Xavier Peugeot foi nomeado como responsável pela marca DS Automobiles, e Anne Abboud, para liderar a unidade de veículos comerciais Stellantis Pro One.
A empresa automotiva também uniu as áreas de comunicações e assuntos corporativos, sob o comando de Clara Ingen-Housz, e criou um novo escritório de marketing liderado por Olivier François, para reagrupar as atividades realizadas por cada marca.
“Os anúncios de hoje vão simplificar ainda mais nossa organização e aumentar nossa agilidade e o rigor na execução em nível local. Estamos ansiosos para impulsionar o crescimento fornecendo aos nossos clientes uma escolha ainda maior de excelentes veículos de combustão, híbridos e elétricos”, disse Elkann.
Já a nomeação do novo CEO deve ser realizada ainda no primeiro semestre de 2025. (ANSA).