O Reino Unido será o primeiro país a criar leis contra os “predadores” que utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) para gerar imagens de violência sexual infantil, anunciou o governo britânico neste sábado (1º).
O governo considerará ilegal possuir, criar ou distribuir ferramentas de IA projetadas para gerar imagens de abuso sexual infantil, e o crime pode ser punido com até cinco anos de prisão, revelou a ministra do Interior, Yvette Cooper.
Será também ilegal possuir “manuais de pedofilia” baseados em inteligência artificial que ensinam como usar a IA para abuso sexual infantil, com penas de até três anos de prisão.
“Sabemos que as atividades online de predadores sexuais frequentemente levam a cometer atos horríveis na vida real”, disse Cooper.
Ferramentas de IA estão sendo usadas para “desnudar” crianças a partir de fotos reais ou para colocar o rosto de crianças sobre imagens de violência sexual já existentes, apontou o Ministério do Interior.
A organização Internet Watch Foundation (IWF), que combate conteúdos de exploração sexual online, celebrou essa nova legislação.
“Qualquer criança pode agora se tornar uma vítima, pois são necessários apenas alguns cliques para obter imagens realistas delas sofrendo violência sexual”, afirmou Derek Ray-Hill, diretor da IWF.
jwp/tw/eg/meb/ic