TIM é 1ª operadora a usar IA para eficiência e qualidade de rede

SÃO PAULO, 23 JAN (ANSA) – A TIM Brasil se tornou a primeira operadora do país a usar inteligência artificial para análise preditiva em sua rede, com o objetivo de aumentar a eficiência e a qualidade do serviço.   

Segundo a empresa, os primeiros resultados são inéditos e já apontam para mais de 85% de assertividade do modelo de predição baseado em IA, assegurando precisão nas intervenções preventivas de manutenção, evitando falhas operacionais, reduzindo custos e melhorando a confiabilidade do serviço.   

Atualmente 100% da infraestrutura da rede de acesso da companhia conta com o suporte da IA. “A TIM inova e sai na frente, mais uma vez, ao atrelar o uso da IA à manutenção da rede. Passamos a ter o suporte da inteligência artificial para prever possíveis falhas, antecipando a manutenção da infraestrutura e gerando a otimização de custos. Temos a maior e melhor rede móvel do país, e é nossa missão garantir uma cobertura de qualidade e contínua para nossos clientes”, disse o CTO da operadora, Marco Di Costanzo.   

A tecnologia se mostrou eficaz por conta da capacidade do algoritmo – desenvolvido inteiramente pela TIM – para analisar grandes volumes de dados, automatizar tarefas repetitivas e oferecer insights em tempo real. Outro resultado apontado é a redução de 15% das ações corretivas na rede.   

“Entendemos que é fundamental impulsionar a eficiência da rede por meio da aceleração do uso de inteligência artificial.   

Estamos trabalhando continuamente para identificar novas oportunidades com a tecnologia na TIM. Já temos mais de 100 casos de uso mapeados com uso da IA e GenAI na companhia, e nosso objetivo é ser uma referência internacional para continuar a impulsionar a inovação no nosso mercado, colocando sempre o cliente em primeiro lugar”, ressaltou a CIO da TIM Brasil, Auana Mattar.   

Ao longo dos últimos seis meses, mais de mil técnicos de campo foram capacitados para trabalhar com a nova tecnologia. O movimento faz parte da estratégia da operadora, que lançou neste ano a AI Academy, academia corporativa de educação focada em inteligência artificial, que vem especializando 100% dos seus mais de 10 mil colaboradores em todo o país. (ANSA).