João Fonseca disputou na madrugada desta quinta-feira, 16, a segunda rodada do Aberto da Austrália. Após eliminar Andrey Rublev, o tenista brasileiro encarou Lorenzo Sonego e foi derrotado por 3 sets a 2 (6-7, 6-3, 6-1, 3-6, 6-3), em um jogo com duração de 3h37min. Com a derrota, Fonseca dá adeus à competição.
Esta foi a primeira a participação do atleta de apenas 18 anos em Grand Slams, como são conhecidos os principais torneios de tênis do mundo. Anteriormente, venceu Rublev, tenista russo de 27 anos, atual nº 9 do mundo e que já chegou a ser 5º em sua melhor posição.
Nesta quinta, Fonseca mostrou resistência para buscar o jogo após estar atrás do placar, e levar o jogo ao quinto set. O brasileiro venceu o primeiro set, perdeu os dois seguintes, venceu o quarto e acabou derrotado no quinto.
Mesmo com o resultado negativo, João recebeu muitos elogios de torcedores brasileiros nas redes sociais. Principalmente pela pouca idade, ele é considerado uma promessa do esporte. No fim do ano passado, passou a ter mais destaque no cenário nacional, após vencer o Next Gen ATP Finals, competição apenas para jovens talentos do tênis.