Vitória de Trump é certificada pelo Congresso dos Estados Unidos

REUTERS/Cheney Orr/File Photo
Donald Trump Foto: REUTERS/Cheney Orr/File Photo

A Câmara e o Senado dos Estados Unidos certificaram, nesta segunda-feira, 6, a vitória de Donald Trump nas eleições realizadas em novembro de 2024.

A cerimônia começou às 15h (horário de Brasília) e foi realizada, como de costume, no Capitólio, – sede oficial do Congresso do país, em Washington D.C. O evento contou com a presença de JD Vance, vice eleito de Trump.

Comandada pela vice-presidente Kamala Harris, a solenidade durou 30 minutos e é a última etapa do processo eleitoral dos EUA. A posse do republicano acontecerá no dia 20 deste mês.

O processo envolve dois “escrutinadores”, que são integrantes da Câmara responsáveis por sentar na frente do Salão e contar os votos dos delegados. Os delegados, por sua vez, caracterizam figuras políticas do sistema eleitoral americano que representam a opinião da população de um estado e têm direito a votar de forma direta – já o povo estadunidense escolhe os líderes indiretamente, justamente pela seleção dos delegados.

Devido à invasão do Capitólio na última certificação de votos, em 2021, a segurança do local está mais atenta durante este ano. O cuidado levou o secretário de Segurança Internacional a classificar a cerimônia como um Evento Nacional de Segurança Especial – essa é a primeira vez que tal denominação é concedida.

Por que Kamala comanda a solenidade?

Por tradição, o anúncio da contagem dos votos é feito pelo líder do Senado. Como nos EUA, segundo a Constituição, quem preside o Senado é o vice-presidente do país, Kamala Harris foi designada para a função – já que a democrata segue como vice de Joe Biden até a nova posse.

A última vez que um vice-presidente oficializou a própria derrota foi em 2001, quando Al Gore contou os votos da vitória de George Bush, com quem concorria pela presidência.