O que se sabe sobre queda de avião em Gramado, no Rio Grande do Sul

Vídeo mostra momento em que aeronave atinge construções; ao menos dez pessoas morreram

Redes sociais
Queda de avião de pequeno porte deixa cena de destruição na serra Gaúcha Foto: Redes sociais

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo, 22, em uma das principais vias de Gramado, Rio Grande do Sul. A pesar de ter sido divulgado que nenhuma das nove pessoas sobreviveu a queda, os dados de mortos ainda não foram confirmados pelos órgãos públicos. A aeronave tinha como destino a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, e caiu na Avenida das Hortênsias.

Em suas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que há 17 feridos entre as pessoas que estavam na região do acidente e dois deles se encontram em estado grave.

O que se sabe sobre queda de avião em Gramado, no Rio Grande do Sul

Em entrevista coletiva dada nesta tarde, o governador gaúcho afirmou que a lista oficial dos passageiros da aeronave não foi divulgado e que estavam presentes a família do proprietário e do piloto do avisão, o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi.

Em entrevista coletiva dada nesta tarde, o governador gaúcho afirmou que a lista oficial dos passageiros da aeronave não foi divulgada, mas que estavam presentes a bordo a família do proprietário e do piloto do avisão, o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi.

A queda causou um incêndio na Avenida das Hortênsias, uma das principais da cidade. Segundo a Defesa Civil, o acidente deixou “múltiplas vítimas”. Entre as duas pessoas em terras que ficaram gravemente feridas por conta de queimaduras, uma delas é a proprietária da pousada que foi atingida e a segunda uma hóspede.

Queda de avião

A aeronave partiu de Canela, município vizinho a Gramado, pela manhã. Às 9h13, ela colidiu com a chaminé de um prédio e depois sobre o segundo andar de uma residência até cair sobre uma loja de móveis que não tinha ocupantes no momento. Os destroços atingiram uma pousada.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado, mas pessoas foram encaminhadas ao hospital após inalarem a fumaça do local.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento da explosão do avião. Assista:

Vítimas e feridos

Até a última atualização desta nota, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, havia afirmado que nenhum dos ocupantes da aeronave sobreviveu. A Defesa Civil, por sua vez, não forneceu informações sobre óbitos, mas confirmou que 13 pessoas haviam sido encaminhadas ao Hospital de Gramado. Destas, 11 sofreram ferimentos leves e, duas, ferimentos graves.

Sabe-se que o incidente fez ao menos nove mortos.

O que se sabe sobre a aeronave

Com matrícula PR-NDN, sabe-se que a aeronave Piper PA-42-1000 Cheyenne 400 pertencia a Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi e transportava 10 pessoas da mesma família. Informações preliminares indicam que pelo menos um bebê de colo ocupava a aeronave.

Investigação

Causas da queda da aeronave serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Em seu perfil no X, o presidente Lula prestou solidariedade aos familiares das vítimas e reiterou que a Aeronáutica investiga os motivos da queda.