Coluna: Virginia Gaia

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas. Com presença constante como especialista em diversos meios de comunicação, é também colaboradora fixa de conteúdo em emissoras de rádio e TV, jornais, revistas e sites. Estudiosa das ciências herméticas, do ocultismo, de religião e mitologia comparada há mais de 20 anos, Virginia é também sexóloga profissional e, em sua abordagem terapêutica, une conceitos das áreas de desenvolvimento da espiritualidade, da afetividade e da sexualidade para estimular o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos melhores.

Veja o horóscopo para o seu signo no fim de semana dos dias 21 e 22 de dezembro

Esta imagem mostra uma erupção solar que ocorreu no Sol, em novembro de 2020. Também visível está uma erupção de material solar que se moveu para o espaço como uma nuvem gigante de gás e campos magnéticos, conhecida como ejeção de massa coronal. Uma característica invisível desses eventos é o enxame de partículas energéticas que são guiadas pelos campos magnéticos que fluem do Sol. Devido à rotação constante da estrela central do Sistema Solar, elas apontam para trás em uma grande espiral. As partículas viajaram ao longo dessa espiral magnética para longe da Terra, em direção ao outro lado do Sol
Esta imagem mostra uma erupção solar que ocorreu no Sol, em novembro de 2020. Também visível está uma erupção de material solar que se moveu para o espaço como uma nuvem gigante de gás e campos magnéticos, conhecida como ejeção de massa coronal. Uma característica invisível desses eventos é o enxame de partículas energéticas que são guiadas pelos campos magnéticos que fluem do Sol. Devido à rotação constante da estrela central do Sistema Solar, elas apontam para trás em uma grande espiral. As partículas viajaram ao longo dessa espiral magnética para longe da Terra, em direção ao outro lado do Sol Foto: Nasa

Vitória da luz sobre a escuridão: este é o simbolismo que dá corpo a uma celebração milenar, presente em diversas culturas nesta época do ano, que dá o tom do astral do fim de semana. Isso porque neste sábado, dia 21 – exatamente às 6h03 (horário de Brasília) – acontece o fenômeno astronômico que marca o início do inverno, no Hemisfério Norte, e do verão, no Hemisfério Sul. Chamado de Solstício, ele determina o ingresso do Sol no signo de Capricórnio.

Essa festa de origem pagã, que tem raízes no período do Mesolítico, sinaliza o início do processo de sedentarização do ser humano. Com o aparecimento das primeiras civilizações, também foram criados os primeiros calendários e, assim, passamos a contabilizar o tempo para planejar a vida cotidiana. Nesse contexto, também surgem os primeiros astrônomos, astrólogos, matemáticos e sacerdotes da história, que passaram a atuar como conselheiros de reis e figuras de autoridade.

No Hemisfério Norte, onde as condições climáticas dessa época do ano são das mais severas, o Solstício de Inverno deu origem a diversas festividades religiosas que sobrevivem até os dias atuais. Na Roma Antiga, por exemplo, as pessoas aguardavam o nascer do Sol depois desta que é a noite mais longa do ano, para gritar ao amanhecer “Solis Invictus!”. Em tradução livre, a saudação ao “Sol Invicto” enaltece a estrela central do Sistema Solar que, mesmo depois do período de maior escuridão do ano, renasce no horizonte Leste para nos fornecer luz, calor e energia.

A memória dessas festas está registrada em diversas regiões do globo terrestre ao longo da história. Do relógio solar mais antigo encontrado até o momento – que fica na região de Nabta Plaia, Deserto da Núbia, na África, e foi construído por volta de 5 mil a.C – até a chegada do Papai Noel nos centros de compra da atualidade, os rituais podem mudar, mas o significado ainda é o mesmo.

É hora de festejar o privilégio de estarmos, em meio à imensidão do Universo, cercados de vida por todos os lados, neste pequeno planeta rochoso que é o nosso lar e ao qual chamamos de Terra. E foi assim que a data do Natal foi fixada pela Igreja Católica, aproveitando o período dessas festas multiculturais, dedicadas aos mais diversos deuses e deusas eleitos como representantes da luz.

Neste fim de semana, lembre-se: independente do quão sombrias possam ser algumas noites na vida, o Sol sempre renascerá! Então, celebre a luz, pois ela é realmente invencível!

Observe: a Lua Cheia torna-se Lua Minguante a partir do domingo, dia 22. Assim, a rainha da noite chegará mais tarde ao céu, ascendendo ao Leste por volta da meia-noite, ao longo do fim de semana. Com cerca de metade do corpo iluminado, o nosso satélite natural passará gradualmente da Constelação de Leão à Constelação de Virgem.

Importante: você é muito mais do que o seu signo solar! Aproveite melhor o horóscopo lendo também as tendências para o seu signo ascendente. Para saber dele, demais signos e planetas no momento do seu nascimento, faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO.

Assista à AULA ABERTA sobre astrologia e os fundamentos das técnicas que fornecem orientação para a vida toda em uma consultoria especializada.

Estude com conteúdo bem fundamentado! Matrículas abertas para o Curso de Formação em Tarô e o Curso de Formação em Baralho Cigano (Lenormand)
Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: o fim de semana favorece as suas relações, os encontros e as trocas sociais, ariano. Esteja com quem você gosta.

Touro: organize a sua rotina e não deixe de cuidar da saúde, taurino. Evite os excessos e curta bem o momento.

Gêmeos: esteja aberto às trocas e às pessoas, geminiano. O céu favorece o lazer e as experiências lúdicas.

Câncer: é hora de preservar e cuidar da sua intimidade, canceriano. O momento pede mais atenção com quem está mais próximo a você.

Leão: expresse-se com espontaneidade, mas evite falar demais, leonino. É hora de você trocar ideias e aprender com os outros.

Virgem: estabeleça prioridades e mantenha o foco, virginiano. É preciso relaxar de forma plena.

Libra: use a sua sensibilidade para saber como agir, libriano. O céu pede mais atenção ao seu entorno.

Escorpião: você está reflexivo e então é importante se preservar, escorpiano. Durma bem e cuide melhor da sua saúde.

Sagitário: esteja com os amigos, procure ser leve e troque com as mais variadas pessoas, sagitariano. O momento favorece a sua vida social.

Capricórnio: planeje-se, capricorniano. É hora de pensar no longo prazo e assumir responsabilidades.

Aquário: ouse um pouco mais, aquariano. Esteja aberto a novos conhecimentos e não deixe de ouvir novas opiniões.

Peixes: olhe mais para dentro, pisciano. É fundamental que você esteja aberto a novas possibilidades, sabendo desapegar.