Chris Brown no Brasil: relembre a carreira e polêmicas do rapper americano

O rapper americano se apresenta no próximo final de semana, sábado, 21, e domingo, 22, no Allianz Parque, em São Paulo

Chris Brown no Brasil: relembre a carreira e polêmicas do rapper americano
Chris Brown no Brasil: relembre a carreira e polêmicas do rapper americano Foto: Reprodução/Instagram

Após 14 anos, Chris Brown está de volta ao Brasil! O rapper americano, que se apresenta no próximo final de semana, sábado, 21, e domingo, 22, no Allianz Parque, em São Paulo, surgiu na música em 2005 e foi definido por alguns veículos de crítica como o “novo Michael Jackson”. Brown coleciona, além de uma carreira de sucesso, algumas polêmicas, como acusações de agressão contra mulheres. A reportagem de IstoÉ Gente relembra a trajetória do cantor!

Com faixas românticas e coreografias mega elaboradas, um dos primeiros singles de Chris Brown foi a música “Run It!”, que o colocou em primeiro lugar no Hot 100, o chart de músicas mais ouvidas do mundo da revista Billboard. Ele permaneceu 38 semanas entre as mais ouvidas.

Diferente de sua vida profissional, a vida pessoal do artista sempre deu o que falar. Em 2007, quando tinha 18 anos, Brown começou a namorar a também estrela em ascensão Rihanna, que, na época, tinha 19. Tudo mudou quando, dois anos depois, em 2009, a cantora apareceu com o rosto desfigurado após ser agredida pelo cantor.

“Ela começou a me bater, dentro do carro”, contou Chris Brown no documentário Welcome to My Life, lançado em 2017. “Eu realmente a acertei. Com o punho fechado, dei um soco e isso rasgou seu lábio. Quando vi, fiquei em choque”, disse.

O rapper foi condenado a prestar 180 dias de trabalho comunitário e a cinco anos de liberdade condicional. Em 2014, precisou ficar mais 131 dias na cadeia por violar a condicional.

Com o passar dos anos, ele se envolveu em mais polêmicas de agressão contra mulheres. Em 2019, foi preso em Paris, na França, após ser acusado de estupro por uma mulher de 24 anos.

Em um recente documentário lançado sobre a história de violência do cantor, Chris Brown: A History of Violence, uma mulher que preferiu não se identificar o acusa de estupro. O caso teria ocorrido em Miami, durante uma das polêmicas festas de P. Diddy. Essa mesma mulher entrou com um processo contra ele em 2022. A Justiça, porém, rejeitou o caso por “falta de provas”.

A última polêmica envolvendo o nome de Chris Brown aconteceu recentemente, quando a brasileira Liziane Gutierrez revelou que também foi vítima de violência por parte do cantor. Ele acabou pagando uma indenização de US$ 70 mil para a modelo.

Liziane entrou com um processo contra o músico em fevereiro de 2016. A modelo e ex-participante do reality A Fazenda, da Record, alegou ter sido agredida por Brown enquanto tirava o celular de sua bolsa para fazer uma foto em uma festa realizada no quarto dele, em um hotel de Las Vegas.

O histórico problemático de Chris Brown não impediu que ele permanecesse na mídia. Ele já recebeu 65 indicações ao Grammy. Na edição de 2025, prevista para acontecer em 2 de fevereiro, ele concorre a três prêmios, incluindo Melhor Álbum de R&B com “11:11”.