A equipe de transição de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, quer que o governo abandone a exigência de relatório de acidentes para os veículos da Tesla, fabricante do empresário Elon Musk, de acordo com um documento obtido pela agência Reuters.

Caso se concretize, a medida pode prejudicar a capacidade do poder público de investigar e regulamentar a segurança de carros com direção automatizada. Musk, vale lembrar, doou mais de 70 milhões de dólares (cerca de R$ 398,4 milhões, na cotação atual) à campanha de Trump e será chefe do Departamento de Eficiência Governamental do republicano.

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Equipe de Trump quer alterar fiscalização de acidentes automotivos; medida pode beneficiar Elon Musk
Donald Trump, presidente eleito dos EUA, e o empresário Elon Musk: parceria sólida (Crédito:AFP)

A falta de fiscalização

Articulada pela equipe de transição, a cláusula de divulgação de acidentes beneficiaria especialmente a Tesla por uma razão: a fabricante foi responsável pela maioria dos acidentes — mais de 1.500 — relatados aos órgãos reguladores federais de segurança no âmbito do programa. Por isso, tem sido alvo de investigações da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário, incluindo três decorrentes dos dados.

Para os assessores que preparam a chegada do republicano à Casa Branca, no entanto, a política atual consiste em uma coleta “excessiva” de dados. Procurados pela Reuters, Trump, Musk e a Tesla não se manifestaram.

A Reuters não conseguiu determinar se Musk participou da elaboração das recomendações da equipe de transição. A Alliance for Automotive Innovation, entidade que representa a maioria dos fabricantes de automóveis dos EUA — a Tesla não faz parte –, também criticou a exigência atual.

Os problemas da Tesla

Entre os casos investigados pela Administração de Segurança de Tráfego Rodoviário, consta um acidente fatal registrado em 2023, na Virgínia, em que um motorista que usava o recurso “Autopilot” de um Tesla bateu em um trator; em outra colisão, registrada na Califórnia, um carro da marca com piloto automático atingiu um caminhão de bombeiros, matando o motorista e ferindo quatro bombeiros.

Em comunicado, a agência pública afirmou esses dados são cruciais para avaliar a segurança das tecnologias emergentes de direção automatizada.

Dois ex-funcionários da Administração disseram que as exigências de comunicação de acidentes foram fundamentais para as investigações da agência sobre os recursos de assistência ao motorista da Tesla que levaram a recalls da fabricante. Sem os dados, disseram eles, não há como detectar padrões de colisões que evidenciem problemas de segurança.