Enem 2024: fiscais de sala relatam atraso no pagamento por empresa aplicadora do exame

Enem 2024: fiscais de sala relatam atraso no pagamento por empresa aplicadora do exame

Parte dos fiscais que estiveram na aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024, realizado nos domingos 3 e 10 de novembro, estão com pagamento atrasado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). A transferência das quantias deveria ter sido feita até 28 de novembro e a entidade declarou que o processo será finalizado até a sexta-feira, 13.

+ Enem 2024: Inep reforça segurança após ‘vazamento’ de tema da redação na última edição

+ Enem 2024: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões

Em contato com o site IstoÉ, Cecília*, que atuou como fiscal de sala no Enem 2024, apontou que não recebeu o pagamento pelos serviços prestados nos dias de prova. “Ano passado levou de dois a quatro meses para recebermos”, comentou.

A fiscal de sala relatou que só recebe atualizações do Cebraspe, que prestou serviços ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação), quando cobra da entidade. “Mandaram um comunicado padrão, do mesmo modo do ano passado”, pontuou Cecília.

Segundo ela, o Cebraspe enviou um posicionamento pedindo aos colaboradores que confiram seus dados bancários e afirmando que todos os pagamentos seriam realizados até a sexta-feira, 13 de dezembro.

Procurado pelo site IstoÉ, o Cebraspe confirmou que todo o processo será finalizado ainda nesta semana. “Foram contratadas 435 mil pessoas em todo o País. Dessas, 66% já tiveram seus pagamentos realizados pelas funções exercidas”, reiterou a entidade, acrescentando que o processo envolve “auditoria de operação reversa”.

Lívia* trabalhou como chefe de sala, não recebeu pagamento e desconhece um contato da Cebraspe que possa ser usado para pedir pelo valor devido. “O pior é, além de você não receber, não ter posicionamento, de qual dia, quando [será pago]”, explicou.

A chefe de sala informou que recebeu apenas um e-mail sobre dados bancários incorretos, mas os dados estavam corretos. Mesmo após atualizar com informações de outra conta, o pagamento não foi realizado. “Até agora, não houve retorno”.

Em nota, o Inep informou que não há registros de atrasos nos repasses feitos ao Cebraspe, entidade aplicadora do Enem. “A seleção e o pagamento da equipe de aplicação fazem parte dos serviços contratados administrativamente por meio de licitação e são responsabilidade da referida instituição”, ressaltou.

O órgão declarou que monitora o trabalho executado pelo Cebraspe para assegurar o cumprimento de todas as etapas de realização do exame e as reclamações identificadas são encaminhadas para a instituição aplicadora.

*Os nomes das colaboradores que estão com pagamentos atrasados foram alterados para “Cecília” e “Lívia” para que suas identidades sejam preservadas

**Estagiário sob supervisão