28/11/2024 - 15:58
Durante a tarde desta quinta-feira, 28, a cidade do Rio de Janeiro entrou no Nível de Calor 3 – o que levou o Centro de Operações Rio a divulgar uma série de recomendações para a população enfrentar o clima quente com mais segurança.
O NC3 (Nível de calor 3) acontece quando há um alto índice de calor – de 36°C a 40°C – previsto para continuar ou aumentar durante três dias consecutivos. O Rio já havia atingido o Nível de Calor 2 um dia antes, às 11h20 desta quarta-feira, 27.
A previsão para esta quinta-feira permanece alta, com temperaturas elevadas, podendo atingir até 42 ºC. O Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, segue no monitoramento das condições climáticas e publicará possíveis atualizações nos canais da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Operações.
O NC3 é o grau que precede os níveis mais críticos, chamados de NC4 e NC5, em que há riscos mais severos à integridade física. Devido à gravidade do cenário, o Centro de Operações Rio comunicou uma lista de indicações recomendadas para encarar o calor.
Confira:
- Evitar a exposição direta ao sol, especialmente das 10h às 16h
- Aumentar a ingestão de água e frutas, com destaque para idosos e crianças
- Informar-se sobre as condições de calor por meio das redes oficiais do governo
- Não deixar de tomar medicamentos de rotina, uma vez que as altas temperaturas podem prejudicar quadros de hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca
- Cuidar dos animais de estimação, evitando passeios entre às 10h e 16h, além de mantê-los hidratados
- Consumir alimentos leves
- Utilizar roupas frescas
- Evitar bebidas alcoólicas com alto teor de açúcar devido ao risco de desidratação
Fique ligado nas redes do Centro de Operações Rio e confira as recomendações para população: pic.twitter.com/n0KqsV3Ues
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) November 28, 2024