A Bolsa de Nova York fechou em queda acentuada nesta sexta-feira (15) diante da possibilidade de o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) ser menos flexível do que o esperado com suas taxas de juros.

O índice Nasdaq, focado em tecnologia, sofreu a maior perda, caindo 2,24% a 18.680,12 pontos. Já o Dow Jones recuou 0,70% e foi a 43.444,99 e o índice ampliado S&P 500 perdeu 1,32%, fechando em 5.870,62.

O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou na quinta-feira que não há pressa em reduzir as taxas de juros de referência, o que gerou preocupação entre os operadores sobre a esperada redução das taxas em dezembro.

“O discurso de Powell provocou certo ceticismo sobre o caminho das taxas”, com o Fed possivelmente deixando de lado um corte em dezembro, disse à AFP Angelo Kourkafas, estrategista sênior de investimentos da Edward Jones.

“Mas ainda resta outro relatório de inflação e outro de emprego antes” da reunião de dezembro do banco central, “então ainda há esperança de um novo corte nas taxas em dezembro”, acrescentou.

As ações do setor farmacêutico também contribuíram para a queda. Grandes empresas da área registraram perdas após o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, nomear Robert F. Kennedy Jr., um cético das vacinas, para o cargo de secretário de Saúde.

A empresa de biotecnologia Amgen caiu 4,2%, enquanto o fabricante de vacinas Moderna baixou 7,3%.

da/adp/mr/val/ic/am