Delegado da PF se torna o primeiro brasileiro no comando da Interpol

Delegado da PF se torna o primeiro brasileiro no comando da Interpol
O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza (à direita) foi chancelado ao lado ministro da Justiça Ricardo Lewandowski (centro) Foto: Divulgação

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi confirmado como o novo secretário-geral da Interpol na manhã desta terça-feira, 5. Ele é o primeiro brasileiro a chegar ao cargo mais alto da maior organização policial do mundo.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que o delegado foi chancelado pela Assembleia-Geral da Interpol, em Glasgow, na Escócia, e por países-membros da organização. Ele havia sido indicado ao cargo em junho deste ano pelo comitê executivo da entidade.

+ Brasileiro comandará Interpol pela primeira vez; saiba quem é Valdecy Urquiza

Urquiza assume o comando da Interpol no começo de 2025. O mandato tem duração de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. Para ocupar o cargo, ele e sua família devem se mudar para Lyon, na França, onde fica a sede da entidade.

Quem é Valdecy?

O delegado Valdecy Urquiza é um dos três vice-presidentes da Interpol, junto ao belga Peter de Buysscher e o nigeriano Garba Baba Umar.

À Reuters, Urquiza disse, em fevereiro deste ano, que a Interpol deveria eleger um novo secretário-geral de uma nação em desenvolvimento, pois assim iria diversificar e aumentar sua legitimidade em um mundo cada vez mais polarizado.

Além disso, afirmou que pretende aumentar a participação feminina nos cargos de comando da instituição, visto que naquele mês as mulheres eram apenas 43% das representantes, mas não chegavam a 10% em postos do alto escalão.

Valdecy é diretor de cooperação internacional da Polícia Federal e, desde 2021, atua como vice-presidente para as américas do Comitê Executivo da Interpol.