Quando o assunto é a capacidade de se influenciar a opinião do eleitorado, cada cidade segue uma dinâmica muito específica. Tome-se o exemplo de Santos, a principal cidade do litoral paulista. Ali, o apoiador que mais contou para os eleitores decidirem — ou não — votar em um candidato não foi o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) e muito menos o do presidente Luiz Lula da Silva (PT). Um levantamento realizado pela Quaest Pesquisa e Consultoria aponta que o deputado federal e ex-prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) foi o político com maior capacidade de influenciar a decisão do eleitorado — na última eleição, ele apoiou o vencedor do pleito, o prefeito reeleito Rogério Santos (Republicanos-SP).
Segundo a pesquisa da Quaest, realizada em outubro, 33% dos entrevistados afirmaram que as chances de votarem em determinado candidato aumentariam se este fosse apoiado por Barbosa. No caso de Tarcísio, Bolsonaro e do presidente Lula, esse índice caiu para 27%, 26% e 22%, respectivamente. A pesquisa apontou ainda que Barbosa empatou com Tarcísio quando se trata de rejeição, em que 12% dos entrevistados afirmaram que o apoio de um deles a determinado candidato diminuiria as chances deste levar seu vota. Lula e
Bolsonaro pontuaram 37% e 29%, respectivamente.
Deputado federal e ex-prefeito de Santos, Barbosa (PSDB-SP) comandou o município por oito anos, entre 2013 e 2020. Na última eleição, ele apoiou Santos no confronto contra a também deputada federal, Rosana Valle (PL-SP), que contava com o apoio de Bolsonaro, avaliado por 50% dos eleitores.