Conhecido como “Pelé do piano”, o musicista Arthur Moreira Lima morreu aos 84 anos, em Florianópolis, após enfrentar uma difícil batalha contra um câncer no intestino.

Nascido no Rio de Janeiro em 1940, o carioca dedicou sua vida ao piano. Iniciou a carreira aos 6 anos, como aluno de Lúcia Branco, que também ensinou os famosos Tom Jobim e Nelson Freire. Com 8 anos, já atuava ao lado de grandes nomes, executando peças de Mozart junto a Orquestra Sinfônica Brasileira.

+ Kim Kardashian teria excluído canal no YouTube de filho de oito anos após post anti-Kamala Harris

+ Karine Teles levanta discussão sobre sua personagem abandonar família em filme: ‘Homens fazem o mesmo’

Após se mudar para Europa nos anos 1960, o musicista conquistou a segunda posição na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, em 1965 e meia década depois, o terceiro lugar no Internacional Tchaikovsky, ambas importantes disputas da música clássica mundial.

Mesmo construindo uma grande carreira internacional, Moreira decidiu voltar ao Brasil nos anos 1970. Aqui, ele desenvolveu sua fama de romântico mesclando Chopin, Liszt e clássicos brasileiros.

Ele ainda lançou um disco interpretando peças de Ernesto Nazareth, um dos grandes nomes da composição brasileira. Também fez parcerias com o ícone Ney Matogrosso e Elomar.

Arthur era entusiasta para levar a música clássica ao gosto popular. Na TV Manchete, apresentou o programa “Toque de classe”, que convidava nomes como Nelson Gonçalves, Milton Nascimento e João Nogueira. Em 2003 fundou o “Piano pela Estrada”, projeto em que visitava diferentes regiões do Brasil tocando em um caminhão.

Apelidado de “Pelé do piano” pela revista francesa La Suisse, Moreira era fã de carteirinha do Fluminense. A torcida do time, em homenagem ao artista, gravou o hino do clube ao piano.

Nas redes sociais, a OFiC (Orquestra Filarmônica Catarinense) lamentou a morte do pianista: “Ele foi um dos mais destacados pianistas brasileiros no cenário internacional da música clássica. Moreira Lima teve toda sua trajetória dedicada a superar a distinção entre música erudita e popular”.Arthur Moreira Lima

O falecimento de Arthur Moreira foi confirmada pelo Instituto Piano Brasileiro na noite do dia 30. O velório do artista será nesta quinta-feira, 31, em Florianópolis a partir de 12h.