Depois de imbróglio entre Peñarol, Conmebol e Botafogo que se arrastou durante esta semana, a entidade sul-americana decidiu mudar o local da partida de volta da semifinal da Libertadores para o estádio Centenário, em Montevidéu, com ambas as torcidas, e garantia de segurança no governo uruguaio. A informação foi publicada primeiramente pelo O Globo, e confirmada pelo Lance!. A partida acontece nesta quarta-feira (30), a partir das 21h30 (de Brasília).

Em conferência de imprensa, o diretor da Polícia Nacional, José Manuel Azambuja, confirmou a alteração do local, em conjunto com o Ministério do Interior. O Ministério alegou que, no estádio maior, consegue promover a segurança dos torcedores do Botafogo.

– Se for disputado no Centenário, o Ministério do Interior dá as garantias para jogá-lo. Nós e o Peñarol oferecemos esta possível solução de jogar no Centenário. – disse Azambuja.

O estádio Centenário é o maior estádio do Uruguai, e tem capacidade para cerca de 65.000 espectadores, 25 mil a mais que o estádio do Peñarol, Campeón del Siglo. Além disso, a localização do estádio, mais ao centro de Montevidéu, tornaria mais fácil para o planejamento de segurança, e permitiria um melhor deslocamento das torcidas. São esperados cerca de 1.600 torcedores brasileiros para a partida.

O que aconteceu?

No início da semana, o ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, solicitou oficialmente à AUF (Associação Uruguaia de Futebol) que a partida tenha torcida única, citando “razões de segurança” para evitar novos conflitos. O pedido à AUF foi reforçado por meio de um ofício do Ministério do Interior, Pasta do Governo do Uruguai, que recomendou que a associação tome as providências necessárias junto à Conmebol para garantir que o estádio seja exclusivo para a torcida do Peñarol.

– Diante dos incidentes violentos registrados no Rio de Janeiro durante a partida de ida da Copa Libertadores entre Peñarol e Botafogo, decidimos proibir a entrada de torcedores do Botafogo no Estádio Campeón del Siglo para a partida de volta em Montevidéu. Essa medida visa à segurança e à prevenção de novos conflitos.

Por sua vez, o Botafogo se manifestou, pelas redes sociais, com uma nota oficial repudiando a decisão das autoridades uruguaias.

O Botafogo discorda veementemente das decisões das autoridades uruguaias. O clube acredita que o Uruguai é um país que reúne plenas condições para garantir a realização do duelo com total segurança. O Botafogo reafirma ainda que é contra qualquer tipo de violência e que preza por uma disputa leal em campo.

O Lance! apurou que a Conmebol deu prazo até esta terça-feira (29), às 10h, no horário do Paraguai e de Brasília, ao Peñarol e ao Ministério do Interior do Uruguai, para garantir, por escrito, a presença e a segurança dos torcedores do Glorioso que compraram ingresso para o jogo.

Nota oficial enviada pela Conmebol à AUF (Associação Uruguaia de Futebol) e à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

– Dirigimo-nos a você e através de você aos seus clubes semifinalistas afiliados da CONMEBOL Libertadores informa que, hoje, a CONMEBOL recebeu solicitação para que a partida seja disputada entre Club Atlético Peñarol x Botafogo de Futebol e Regatas pela semifinal da CONMEBOL Libertadores 2024 seja disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu, devido a recomendações de segurança do Ministério do Interior da República Oriental do Uruguai. Neste sentido, a CONMEBOL concorda com a recomendação do Ministério do Interior e determina novo cenário para a partida entre CA Peñarol x O Botafogo será disputado na quarta-feira, 30 de outubro de 2024, às 21h30. (local) no Estádio Centenário, com a presença de ambas as partes. Lembramos que, de acordo com o regulamento aplicável ao torneio, a responsabilidade de organização partidária, incluindo aspectos de segurança, é de responsabilidade do clube local, neste caso o Club Atlético Peñarol. Da mesma forma, enfatizamos que todos os custos relacionados à mudança de cenário serão de responsabilidade do clube local.