O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou um comício no Madison Square Garden, em Nova York, marcado por ataques contra sua adversária democrata, Kamala Harris, e discursos preconceituosos.

Em um ginásio lotado de apoiadores, o magnata declarou que sua oponente “destruiu” os EUA e a classificou como um “desastre”, pois poderá “colocar em jogo a vida de milhões de pessoas” caso for eleita.

“Harris orquestrou a maior traição da história americana, importou criminosos de prisões de todo o mundo, da Venezuela ao Congo. Comigo a invasão de migrantes terminará”, declarou Trump.

“Ela é uma incompetente que nos levará à Terceira Guerra Mundial. Sou o único presidente em anos que não iniciou uma guerra. Nossos inimigos riem de Harris, eles querem que ela vença. Mas se vencermos, eles não vão rir mais”, acrescentou.   O republicano prometeu aos seus apoiadores que, se voltar para a Casa Branca, acabará com a inflação e trará de volta o “sonho americano”. O ex-mandatário ainda mencionou que cortará impostos e alcançará a “independência energética”.

Outras pessoas ligadas ao candidato discursaram no evento, como o bilionário Elon Musk, o vice JD Vance, a ex-primeira dama Melania Trump, esposa do republicano, e o humorista Tony Hinchcliffe, que teve sua participação marcada por piadas que se apoiavam em estereótipos racistas contra Porto Rico.

O comediante, também conhecido como Kill Tony, chamou o país de “ilha flutuante de lixo” e disse que os latinos “adoram fazer bebês”. Os comentários do artista foram amplamente criticados nas redes sociais.

“Eu recebo os migrantes nos Estados Unidos da América de braços abertos. E por braços abertos eu quero dizer assim”, disse Hinchcliffe , acenando com as mãos em sinal de “não”, então acenando com as mãos para frente para indicar que eles deveriam ir embora.

“É selvagem. E esses latinos, eles também amam fazer bebês, saiba disso. Eles amam. Eles amam. Não há como sair. Eles não fazem isso. Eles entram, assim como fizeram com o nosso país”, afirmou o humorista, que acrescentou: “Os republicanos são o partido com bom senso de humor.”

Hinchcliffe então chamou Porto Rico, um território dos EUA, de “lixo”. “Tem muita coisa acontecendo”, disse. “Tipo, não sei se você sabe disso, mas tem literalmente uma ilha flutuante de lixo no meio do oceano agora. Acho que se chama Porto Rico.”