SÃO PAULO, 27 OUT (ANSA) – Por Luciana Ribeiro – Foi o desejo de conquistar uma garota que levou o tiktoker Francesco, que prefere ser conhecido apenas pelo primeiro nome, a gravar grandes sucessos da música internacional em italiano, incluindo clássicos brasileiros que fazem sucesso em seu perfil no TikTok, onde acumula 97,8 mil seguidores e mais de 1,2 milhão de curtidas.   

Entre as versões de maior destaque estão as adaptações de “Evidências”, apelidada de “hino nacional” do Brasil e eternizada nas vozes de Chitãozinho e Xororó; “Onde Anda Você”, de Vinícius de Moraes e Toquinho; “Amiga da Minha Mulher”, de Seu Jorge; “Domingo”, do Só Pra Contrariar; “Deixa Acontecer”, do Grupo Revelação; e “Ai, Se Eu Te Pego”, de Michel Teló.   

Francesco também fez covers de músicas como “Meu Jeito de Amar”, de Duda Beat; “Não Deixe o Samba Morrer”, de Alcione; “Conselho”, de Almir Guineto; “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa; e “Chega de Saudade” e Garota de Ipanema”, ambas de Tom Jobim.   

“Tenho uma parte da família que emigrou para o Brasil nos anos pós-guerra. Mas a verdadeira faísca nasceu quando fiz um intercâmbio cultural com a Universidade de Campinas”, disse o tiktoker em entrevista à ANSA.   

Francesco morou na cidade paulista por um ano, período que considerou como “um dos momentos mais bonitos” de sua vida. A partir daí, teve a oportunidade de viajar por todo o centro, norte e nordeste do Brasil e de melhorar o nível de seu português.   

“A verdadeira escola é a rua. Sempre digo brincando que aprendi português falando com todos os motoristas de Uber do Brasil”, brincou o cantor.   

O começo de sua trajetória nas redes sociais, no entanto, está ligado a um amor em outro país: uma cantora francesa que ele conheceu em uma festa em Paris. “A ideia de traduzir músicas para o italiano nasceu, como sempre, para impressionar uma garota”, disse o tiktoker, acrescentando que a primeira canção traduzida foi composta pela própria mulher por quem ele se apaixonara.   

Na ocasião, Francesco não usava muito as redes sociais, mas o cover em italiano “fez muito sucesso em termos de visualizações” e rendeu elogios. “Aí eu pensei: Bem, talvez tenhamos encontrado uma porta de entrada para o mundo da música”, lembrou.   

No início, ele tentou diversos gêneros musicais, mas logo percebeu que os que geravam mais interação eram aqueles ligados à América do Sul. “E assim se tornou algo mais sério. A partir daí, alguns dos meus vídeos começaram a viralizar”, acrescentou.   

O tiktoker revelou que escreve músicas há 14 anos, mas nunca teve coragem de publicá-las. Entretanto, a produção dos covers “foi um passo importante” para se desafiar, porque “é mais fácil cantar a música dos outros”.   

“Meu objetivo é poder deixar meu trabalho atual para me dedicar ao meu amor: a música”, afirmou Francesco, que é engenheiro eletrônico especializado em informática e procura produtores e patrocinadores para iniciar o projeto. (ANSA).