A determinação do Irã em se defender “não tem limites”, disse o ministro das Relações Exteriores do país neste sábado (26), após os ataques israelenses contra instalações militares iranianas.

“Acho que mostramos que nossa determinação em nos defender não tem limites”, disse Abbas Araqchi em uma entrevista ao site do guia supremo iraniano.

Essa é a primeira reação de um funcionário de alto escalão do governo iraniano aos ataques aéreos israelenses na madrugada de sábado contra instalações militares no Irã.

O ataque, que teve como alvo “instalações militares nas províncias de Teerã, Khuzestan (sudoeste) e Ilam (oeste), causou danos limitados”, informou o Exército iraniano, que confirmou a morte de dois militares, sem revelar a localização dos óbitos.

“Defenderemos nossa terra e nossa pátria. Acho que o mundo inteiro já viu isso”, disse Araqchi.

O Irã lançou quase de 200 mísseis contra Israel em 1º de outubro, incluindo, pela primeira vez, vários mísseis que o país descreve como hipersônicos.

Israel havia prometido que o Irã pagaria por esse ataque.

Diante das ameaças de retaliação israelense, o Irã tem atuado nas últimas semanas tanto com a tensão quanto com a distensão.

Araqchi conduziu uma intensa campanha diplomática, percorrendo o Oriente Médio em uma tentativa de diminuir as tensões e fortalecer as posições de Teerã.

ap/sbr/hme/hgs-mab/jvb/jmo/fp