Vini Jr chegará à cerimônia da Bola de Ouro, da revista France Football, na segunda-feira (28), como o grande favorito a levar o prêmio para casa. O craque do Real Madrid e da Seleção Brasileira brilha dentro e fora de campo, acumulando gols, troféus, patrocinadores e uma fortuna.

Segundo a Forbes, ele é o sétimo jogador mais bem pago do mundo em 2024, contabilizando salário e acordos de publicidade. Vini recebeu US$ 55 milhões por ano (cerca de R$ 314 milhões na cotação atual), sendo US$ 40 milhões em receitas “dentro de campo” e US$ 15 milhões em ganhos “fora de campo”, de acordo com a publicação.

Valorizado dentro e fora de campo

Segundo a Transfermarkt, Vini vale cerca de 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bilhão na cotação atual), cifras que o colocam como o segundo jogador mais valioso do mundo

Por falar em bilhão, o Real Madrid estipulou uma multa de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 6 bilhões na cotação atual) para qualquer clube que queira tirar Vini do time de Carlo Ancelotti.

Vini Jr. é também o jogador de futebol mais comercializável do planeta em 2024, segundo um levantamento feito pela consultoria britânica SportsPro. Quando considerada a lista de atletas de todos os esportes, ele aparece em segundo, atrás apenas da ginasta norte-americana Simone Biles.

Salário no Real Madrid

Vinicius foi vendido ao clube espanhol pelo Flamengo por 45 milhões de euros (cerca de 277,2 milhões na cotação atual) com menos de 18 anos de idade, na que ficou marcada como uma das maiores transações da história do futebol brasileiro.

Em outubro de 2023, o atacante renovou seu contrato com o Real Madrid até 30 junho de 2027. Agora, Vini recebe cerca de 10,5 milhões de euros por ano (aproximadamente R$ 64,6 milhões na cotação atual).

Garoto propaganda da Nike

O craque tem contrato com a Nike, marca de roupas e fornecedora de material esportivo, desde os 13 anos de idade.

O relacionamento entre o jogador e a marca chegou perto do fim em 2022, quando Vini passou a se sentir pouco valorizado pela patrocinadora. Ele não apareceu nas principais campanhas da marca durante a Copa do Mundo do Catar e, por isso, escolheu entrar em campo utilizando modelos antigos de chuteiras. Ele até fez uma tentativa de romper o vínculo oficialmente, mas a empresa conseguiu impedir o atleta e passou a negociar um novo contrato no qual ele ganhasse protagonismo.

No final do ano passado, o vínculo entre os dois foi renovado até 2030.

Com a paz reinando novamente, Vini e Nike têm demonstrado uma parceria sólida com lançamentos de chuteiras e produtos, além do apoio constante que a marca tem dado a ele na luta contra o racismo. Segundo o jornal espanhol Marca, a Nike estaria até preparando um modelo exclusivo de chuteiras douradas para o craque caso ele ganhe o prêmio da Bola de Ouro na segunda (28).

Outros patrocinadores

Atualmente, Vini Jr. é um nome forte no mercado de patrocínios, atraindo marcas nacionais e internacionais. Seu talento, carisma, atuação em campo e compromisso com causas importantes o levaram ao número atual de 11 patrocinadores pessoais.

Além da Nike, o craque possui contratos com PlayStation, Pepsi, Clear, Rexona, Gatorade, Omo, EA Sports, Vivo, Betnacional e Dubai Tourism.

Ele também é embaixador da Unesco e sócio da Loud, uma das mais importantes e populares equipes de eSports do país.

Inclusive, todas essas marcas possuem destaque importante em uma das redes sociais do atleta com mais de 50 milhões de seguidores.