Sentado no banquinho das inúmeras baterias que colecionou ao longo da vida, João Barone é um dos três únicos seres da galáxia que estiveram em todos os shows da banda Os Paralamas do Sucesso. Dessa posição privilegiada, ele testemunhou as histórias espalhadas pelas 416 páginas do livro “1, 2, 3, 4! Contando o Tempo com os Paralamas do Sucesso”, que Barone está lançando.

Em entrevista exclusiva ao site IstoÉ, o autor aprofunda e esclarece algumas passagens da obra e revela aspectos inéditos sobre shows, gravações e viagens. Confira a íntegra abaixo.

Entre os momentos mais importantes para a história dos Paralamas, Barone revela como o acaso fez com que ele virasse baterista da banda, descreve os primeiros shows e ensaios, conta bastidores, fala sobre as poucas tretas e traz a sua versão para o acidente com avião ultraleve que quase matou e deixou viúvo Herbert Vianna, em 4 de fevereiro de 2001.

Esse é o acidente mais famoso, mas o autor relembra outros dois. No início dos anos 80, quando a banda começava a decolar, o próprio Barone destroçou uma Paraty numa rodovia gaúcha. Estava com a namorada da época no carro. O livro traz uma foto de como o automóvel ficou. Impressionante os dois terem sobrevivido, levando-se em consideração que estavam sem cinto. Outro acidente aconteceu com Herbert, que, sobre uma moto, foi abalroado por um caminhão. Só teve de usar tipoia durante um tempo.

Autodidata, Barone relembra que, na primeira vez em que sentou numa bateria, tocou a levada da canção “Ticket to Ride”, dos Beatles. Esse talento nato foi desenvolvido com muitas horas de audição de rádio e impulsionado pelo clima musical de sua casa, com pai e irmãos músicos.

O livro traz a história por trás dos discos da banda, conta detalhes sobre a parte técnica dos estúdios, revela como era a relação dos Paralamas com as gravadoras e joga luz sobre as poucas tretas em que os rapazes se meteram. A mais incisiva delas foi com Lobão.

A lamentar apenas o fato de o livro parar de contar a história até pouco tempo depois do acidente com Herbert. Isso deixa a brecha para que Barone se sinta estimulado a escrever o “5, 6, 7, 8! Contando Mais Tempo com os Paralamas do Sucesso”!

SERVIÇO

“1, 2, 3, 4! Contando o Tempo com os Paralamas do Sucesso”
Autor: João Barone
Páginas: 416
Editora: Máquina de Livros
Preço: R$ 89 (impresso) e R$ 49 (e-book)